No dia 4 de outubro comemora-se o dia da natureza. Chamamos de ambiente ou natureza o mundo no qual o homem vive e que existe independente das atividades do mesmo.
É tudo aquilo que não foi criado pelo homem, mas que constitui o universo, como rios, mares, plantas, florestas, animais, minerais e o próprio homem.
Com a evolução, construção das cidades, das facilidades da vida moderna, o homem passou a modificar a ordem natural da vida no planeta, prejudicando o equilíbrio do meio ambiente.
Agindo de forma predatória, tem destruído a natureza sem se preocupar com os prejuízos que sofrerá num futuro bem próximo.
São desmatamentos, queimadas, destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, dentre vários outros problemas que tem causado a extinção de importantes espécies vegetais, além dos animais, prejudicando as cadeias em que os mesmos se utilizam para viver. Arara-azul, mico-leão-dourado, lobo-guará, tamanduá-bandeira e vários outros, são animais da fauna brasileira que são dificilmente encontrados.
É importante que o homem crie consciência ecológica, de que a degradação ambiental só trará malefícios para as gerações futuras.
No Brasil, a Secretaria Especial do Meio Ambiente tem desenvolvido projetos tentando conscientizar a população dos prejuízos causados pela degradação ambiental.
Mas em razão da vida moderna, o lixo nas grandes capitais do país tem aumentado em quantidades significativas e os aterros sanitários e lixões não mais os comportam.
A camada de ar que protege a Terra dos raios ultravioleta, a camada de ozônio, tem sido destruída pelo aumento dos meios de transporte que circulam no mundo, pela poluição advinda das indústrias, por queimadas, pelo uso excessivo de produtos sprays e produtos químicos. Isso ocasiona o aumento da temperatura da Terra, além de causar as chuvas ácidas, tufões, tsunamis, terremotos, etc., que provocam grandes problemas à humanidade.
O uso de materiais descartáveis, como os plásticos e outros, tem causado a morte de várias espécies animais por sufocamento. Tartarugas e gaivotas já foram encontradas mortas, pois tinham em seu estômago pedaços de sacolas plásticas, que engoliram ao confundir com alimentos.
Criar hábitos que favoreçam a natureza só trará benefícios. Não adianta ficarmos parados esperando grandes projetos dos governantes. Pelo contrário do que se pensa, é através de pequenas atitudes que podemos melhorar as condições do planeta, que nunca mais será o mesmo.
Evitar o uso de produtos descartáveis do tipo plástico, metais e vidros, usar sacolas ecológicas feitas de tecido ou carrinhos próprios para feira, não jogar lixos em lugares inapropriados, não jogar papéis de bala ou chicletes nas ruas, latas de cerveja e refrigerante nas estradas, etc., trará ao planeta uma condição melhor de sobrevivência tanto para os homens como para os animais.
Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola
O objetivo de ensinar geometria aos alunos das 3ªséries está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades. As figuras e os sólidos são primordiais para o sucesso do aluno nas séries seguintes.O estudo da geometria deve ser mais do manipular formas geométricas e aprender seus nomes, o aluno deve internalizar os conceitos básicos partindo do ponto e da reta.
Através da decomposição de sólidos geométricos o aluno perceberá as faces, fazendo então uma conexão segura entre uma figura sólida e sua planificação.
O presente projeto apresenta um trabalho voltado à importância das formas geométricas na formação dos alunos de 3ªséries a partir desta confecção ensinar as formas geométricas aos alunos para que possa descobrir as formas e as representações, com intuito de tornar mais significativa e presente, a geometria na sala de aula.Ao manipular esses materiais as percepções das formas geométricas que os alunos tenham vão ser ampliadas. Haja vista que os mesmos estão em contado direto com os objetos. Desta forma os alunos aprenderam a fazer as construções a eles propostas, permitindo assim resolver problemas utilizando os conceitos geométricos mais básicos, evitando desta forma, decorar as formas.
Como culminância do projeto,os alunos confeccionaram brinquedos utilizando as figuras geométricas.
OS ALUNOS DAS 3ªSÉRIES REALIZARAM UM PASSEIO PELO BAIRRO DA ESCOLA COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A BOA ALIMENTAÇÃO.ELES CONFECCIONARAM FÔLDER SOBRE "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" ASSUNTO ESTUDADO EM SALA DE AULA.FORAM BEM RECEBIDOS POR TODOS.
AGRADECEMOS A TODOS QUE NOS RECEBERAM COM CARINHO E ATENÇÃO.
PARA COMEMORAR O 20 DE SETEMBRO,OS ALUNOS DO TURNO DA TARDE ASSISTIRAM O GRUPO DE DANÇA E TIVERAM MATEADA ACOMPANHADA DE PIPOCA.
A TARDE ESTAVA FESTIVA...
Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822 e ficou conhecido como o episódio "Grito do Ipiranga". A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro gritou "Independência ou morte" e a partir desse momento o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Estava finalmente estabelecida a Independência do Brasil.
Logo após a Independência, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.
Origem da Independência Brasileira
Com as Revoluções na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria melhor se mudarem para o Brasil. Porém, existiam diversos problemas e divergências entre os portugueses e brasileiros, como a escravidão, a luta territorial, as rebeliões os privilégios da burguesia e etc, que eram os conservadores.
No final de agosto de 1822, em uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai pedindo que ele voltasse para lá.
Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.
Nos
21 e 22 de Agosto, a Escola Estadual de Educação Básica Poncho
Verde, realizou o “IV Sarau Literário” “Café com Arte”. O
evento ocorreu no Anfiteatro do Sesi com plateia lotada. As
apresentações variaram entre coreografia, dramatizações, poesias,
músicas, danças, monólogos, paródias, trovas, conferência,
interpretações musicais e outros gêneros textuais. Segundo as
coordenadoras do evento professoras Neusa Oliveira Alves , Inês
Sartori e demais professores envolvidos, o projeto Sarau Literário é
uma demonstração artística, interdisciplinar, que visa resgatar a
cultura, estimular e despertar o hábito pela leitura, valorizar e
aperfeiçoar a oralidade, a criatividade na produção textual. Além
de promover a importância de ouvir e desenvolver a expressão oral e
corporal, num momento de inovação, distração e satisfação.
O
sarau resgata o interesse pelos autores, escritores e poetas da
literatura brasileira.
Foi
um momento muito especial, os alunos e professores com suas
criatividades demonstraram que a cultura está presente na Escola
Poncho Verde e em nosso cotidiano.
O Projeto
Danças Tradicionais Riograndenses da Escola Poncho Verde desde o dia
04 de setembro de 2011 passou a fazer parte do MTG ( Movimento de
Tradições Gaúchas), denominando-se DTG Poncho Verde e com objetivo
de integração promoveu em 2011 o 1º Concurso de Danças
Tradicionais Gaúchas que contou com a participação de 14 grupos da
região. Neste ano o 2º Concurso de Danças Tradicionalistas
Gaúchas, reuniu 42 grupos de 20 municípios na sede da Escola.
Mais de três
mil pessoas estiveram prestigiando o 2º Encontro de Danças
Tradicionalistas Gaúchas, promovido pelo D.T.G. na Escola Estadual
de Educação Básica Poncho Verde em Panambi.
Foram
42 entidades de 20 cidades do Rio Grande do Sul as quais chegaram
muito cedo e saíram após as 22 horas quando do encerramento do
evento. Durante mais de 12 horas a Escola Poncho Verde,
transformou-se na “Cidade do Tradicionalismo Gaúcho”. Dentro do
Ginásio de Esportes da escola eram realizadas as apresentações e
no entorno e adjacências, muita integração, brincadeiras animadas.
Centenas de automóveis, dezenas de ônibus ocuparam todos os espaços
de estacionamento no quarteirão e necessitaram de espaço nas
quadras próximas.
A diretora da escola professora Aurea Menegon, permaneceu
durante todo o desenrolar do evento, assistindo e assessorando o
coordenador do projeto, o professor Acácio Ivan Penedo , o instrutor
de danças Rafael Siqueira e o Patrão do DTG Poncho Verde, Ereneu
Trennepohl, e a comissão de pais dos alunos integrantes do projeto
de danças que assumiram responsabilidade para o sucesso deste
evento.
A
desenvoltura dos grupos era avaliada por um corpo de jurados que ao
final escolheu as três melhores em cada categoria e cada anúncio de
entidade premiada era precedido de grande animação pelos
participantes.
Participantes:
Categoria
Mirim - Entidades Participantes: DTG Poncho Verde
Panambi CTG Pialo da Amizade–Pejuçara CTG Tropeiro
Velho–Panambi CTG Querência da Serra– Cruz Alta
Categoria
Mirim Estudantil – Entidades Participantes: EEEM
Pindorama– Panambi EMEF Dr. Flory Druck Kruel –
Tupanciretã EMEF Borges do Canto– Palmeira das Missões EMEF
Casemiro de Abreu– Julio de Castilhos EMEF Waldenor Winckler –
Panambi EEEM Joceli Correa – Jóia.
Categoria
Juvenil Estudantil– Entidades Participantes: EMEF
Dr. Flory Druck Kruel – Tupanciretã EEEM Pindorama – Panambi
EMEF Presidente João Goularth – Arroio Grande
CTG Gaspar Silveira Martins – Ajuricaba CTG Tropeiro Velho
– Panambi CTG Pialo da Amizade – Pejuçara CTG Rodeio da
Saudade – Cruz Alta CTG Querência da Serra – Cruz Alta G.F
Chaleira Preta – Ijuí CTG Tropeiro da Liberdade - Condor
Categoria
Juvenil Entidades – Entidades Participantes: CTG
Sinuelo da Querência – Palmeira das Missões Grupo Folclórico
Chaleira Preta – Ijuí CTG 20 de Setembro – Santo Ângelo
CTG Galpão da Boa Vontade – Palmeira das Missões CTG
Carreteiros do Horizonte – Horizontina CTG Tropeiro do Rio
Branco – Catuípe CTG Porteira do Cadeado – Augusto Pestana
CTG Turíbio Veríssimo – Cruz Alta CTG Tropeiro Velho –
Panambi CTG Fogo de Chão – Ijuí CTG Gaspar da Silveira
Martins – Ajuricaba CTG Pompílho Silva – Santo Augusto CTG
Querência da Serra – Cruz Alta PTG João Manuel – São Borja
Categoria
Adulta – Entidades Participantes: CTG Turíbio Verissimo – Cruz Alta CTG Tropeiro
Velho – Panambi CTG Missioneiro dos Pampas – Três
Passos CTG Centelha Crioula – Uruguaiana CTG
Tropeiros do Buricá – Três de Maio CTG Júlio de
Castilhos – Júlio de Castilhos CTG Carreteiros do
Horizonte – Horizontina
Classificação
Final da Competição ocorreu após as 22horas
As
22h05min as apresentações se encerraram e logo em seguida teve
início a premiação com troféus aos grupos participantes e prêmios
especiais de sorteios realizado no evento. As delegações receberam
o agradecimento da coordenadoria e os votos de bom retorno para suas
respectivas cidades. Confira a seguir as entidades premiadas no 2º
Concurso de Danças tradicionais Gaúchas do DTG PONCHO VERDE de
Panambi.
MIRIM
ESTUDANTIL 1º EMEF
Waldenor Winkler, de Panambi 2º EMEF Dr. Flory Druck Kruel, de
Tupanciretã 3º EMEF Borges do Canto, de Palmeira das Missões
Melhor Entrada: EMEF Casemiro de Abreu, de Julio de Castilhos 2ª
Melhor Entrada: EMEF Dr. Flory Druck Kruel, de Tupanciretã JUVENIL
ESTUDANTIL 1º EMEF Dr.
Flory Druck Kruel, de Tupanciretã 2º EEEM Pindorama, de Panambi
3º EMEF Pres. João Goularte, de Arroio Grande
Melhor
Entrada: EMEF Dr. Flory Druck Kruel, de Tupanciretã 2ª Melhor
Entrada: EMEF Pres. João Goularte, de Arroio Grande MIRIM 1º CTG Querênca da Serra, de Cruz Alta 2º CTG Gaspar
Silveira Martins, de Ajuricaba 3º CTG Pialo da Amizade, de
Pejuçara
Melhor Entrada: CTG Querênca da Serra, de Cruz
Alta 2ª Melhor Entrada: CTG Rodeio da Saudade, de Cruz Alta
JUVENIL 1º CTG Querência da Serra, de Cruz Alta 2º Grupo de
Folclore Chaleira Preta, de Ijuí 3º CTG Gaspar Silveira
Martins, de Ajuricaba
Melhor Entrada: CTG Querência da
Serra, de Cruz Alta 2ª Melhor Entrada: CTG Tropeiro Velho, de
Panambi ADULTO 1º
CTG Tropeiro Velho, de Panambi 2º CTG Julio de Castilhos, de
Júlio de Castilhos 3º CTG Carreteiros do Horizonte, de
Horizontina
Melhor Entrada: CTG Tropeiros do Buricá, de Três
de Maio 2ª Melhor Entrada: CTG Tropeiro Velho, de Panambi
Na noite da última sexta-feira (10) os alunos da Escola Estadual Poncho Verde, em Panambi, contaram com uma programação especial em homenagem ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto.
O enredo foi pensado á partir dos dados sobre os altos níveis de evasão escolar no ensino médio aqui no estado. Convidado da noite, Sigmar Schimidt - conhecido como Chiamaco - palestrou para as turmas do noturno. Em tom motivacional, e por meio de brincadeiras e descontração, falou sobre a importância da escola não só no lado profissional, mas também na vida. Após a palestra, os alunos receberam um jantar especial e emocionaram-se com uma mensagem feita pela equipe diretiva. Os outros turnos da escola também contaram com programação especial durante o sábado (11).
Trecho da mensagem da equipe diretiva para os alunos do noturno:
“...sabemos que a escola faz você caminha rumo a profissões futuras estáveis, rentaveis. Então, força nessa caminhada, não desista, lute contra aquilo que lhe afasta da Escola. Dedique-se e verás que o resultado compensará. Não desista do jogo antes do apito final...”
Os alunos participaram de várias apresentações para comemorar o "Dia do Estudante".
A festa é muito importante,porque nela a escola incentiva a integração e a cultura entre os alunos como a música,jogral,declamação,etc.Isso demonstra a preocupação com o bem estar dos estudantes.
Essa foi mais uma forma de promover a união de todos os alunos, como também incentivá-los a construírem um futuro melhor.
No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.
A faculdade de Olinda foi instalada no Mosteiro de São Bento, e depois transferida para o palácio dos Governadores. A faculdade de direito de São Paulo nasceu no Convento de São Francisco, um edifício de taipa construído no século 17. As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres, tiros de artilharia.
As comemorações tinham razão de ser. Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado.
No dia 11 de agosto de 1927 - cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil - a data passou a homenagear todos os estudantes. É assim que todos os anos, pelo menos um dia, todos se lembram de homenagear aqueles que se esforçam todos os dias, estudando. E o que é estudar? É observar, é ensaiar, memorizar, usar a inteligência, exercitar-se, pensar, conhecer, analisar. Também é se conhecer melhor.
Na quarta-feira (18/07), os alunos das turmas 31 e 32 encenaram as historinhas:”Abelha Abelhuda” , “A Cigarra e a formiga” e a "Galinha Ruiva" que puderam ser caracterizada como uma história maravilhosa ,pois apresentou vários elementos mágicos, com vários personagens.
As professoras das turmas estão sempre estimulando o desenvolvimento das crianças, adequando as atividades de acordo com a faixa etária, envolvendo os alunos no universo da imaginação, aliada ao conhecimento.
De acordo com as professoras Rosane Muenchen e Ivania Klein, o teatro na escola é de suma importância na educação , pois faz parte do currículo escolar, permitindo aos alunos a socialização, a criatividade, a coordenação e a memorização.
O "BRODO" É FEITO TODOS OS ANOS EM NOSSA ESCOLA E NO DIA 07/07 A COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPOU ATIVAMENTE NA ELABORAÇÃO DO MESMO.
AGRADECEMOS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM MAIS UMA VEZ PELO SUCESSO.
A festa teve o objetivo de repassar às crianças a importância da cultura caipira. Para isso, o evento contou com comidas típicas, vestimentas, danças, brincadeiras e várias outras tradições.
No sábado dia 16/06/12 aconteceu na Escola a Festa Junina do turno da tarde, envolvendo a educação infantil, séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Foi uma programação com várias apresentações e principalmente muita diversão para criançada...
NO DIA 23/06 FOI REALIZADA A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE NOSSA ESCOLA
TEMA:"AVALIAÇÃO"
PALESTRANTE:PROFESSORA Ms SÔNIA MARIA PICCOLI URI/SANTO ÂNGELO
O costume de acender fogueiras na noite de São João tem a ver com a antiga tradição europeia de celebrar o início do verão e aos poucos tornou-se um atributo da festa de São João Batista.
Ainda hoje, a fogueira é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França).
Uma lenda católica afirma que o antigo costume de acender fogueiras tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.
Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
As fogueiras são muito populares na Finlândia, que celebra esta festa "Juhannus" no campo ou ao redor das cidades.
BALÕES:
O uso de balões era um costume português. Em Portugal, pequenos papéis eram atados ao balão que ao subir levavam os desejos e pedidos daqueles que participavam. Soltavam-se cinco a sete balões ao mesmo tempo para avisar a todos que a festa iria começar. No entanto, hoje em dia, os balões são proibidos em muitos países devido ao risco de incêndio.
FOGOS DE ARTIFÍCIOS:
Os fogos de artifício são tradições vindas da China. Segundo a tradição popular, os fogos servem para despertar São João Batista. Durante todo o mês de Junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traque,chilene, cordão, cabeção-de-negro, cartucho, treme-terra,rojão, buscapé, cobrinha, espadas-de-fogo.
MASTRO DE SÃO JOÃO
O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando cada um dos santos. Mas o costume pagão de levantar o mastro vem do "mastro de maio", ou a árvore de maio, ou celebração da primavera, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa. Na Suécia, o mastro de maio, "majstången", passou a ser erguido durante as festas estivais de Junho, "Midsommarafton". Hoje em dia, um rico simbolismo católico está ligado ao levantamento do mastro e os seus enfeites.
A QUADRILHA
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", muito comum na França no século XIX. A "quadrille", por sua vez, foi uma evolução da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. E a "contredanse" se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII.
Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Entre os instrumentos musicais que normalmente acompanham a quadrilha encontram-se o acordeão, pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho.
Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento nas zonas rurais (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no nordeste do Brasil.
COMIDAS TÍPICAS As tradicionais festas juninas, realizadas para festejar o São João e o São Pedro, são comuns em todas as regiões do Brasil, em especial no Nordeste, onde a festa caipira é ainda mais bonita. Em muitos lugares, são organizados grandes arraiás, onde as pessoas se caracterizam, dançam a quadrilha, músicas no ritmo do forró e o principal, preparam mesas belíssimas, repletas de comidas típicas do São João, como a canjica, pamonha, arroz doce, bolo de fubá, bolo de milho, cuscuz, doce de leite,paçoca, pé-de-moleque, caruru, maniçoba, bobó de camarão e muito mais. Entre as bebidas típicas mais comuns da noite de São João estão o vinho quente e o quentão. FONTE:http://eportuguese.blogspot.com.br
Festas juninas, festa de São Joãoou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com o solstício (inicio) do verão no hemisfério norte.
Estas festas pagãs eram uma comemoração à grande fertilidade da terra e as boas colheitas. Na Idade Média, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica sendo conhecidas como“joaninas”, uma forma de homenagear São João Batista no dia 24 de junho.
Essas celebrações são até hoje, particularmente importantes no norte da Europa como na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia, mas são encontrados também na Irlanda, país de Gales e algumas partes da Inglaterra, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia e em países como o Canadá , Estados Unidos, Porto Rico, Austrália e Brasil.
Muitas são as tradições que envolvem a Festa Junina e na época colonial no Brasil havia uma grande influência cultural não só dos portugueses como dos chineses, espanhóis e franceses.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se à cultura brasileira (indígenas, africanos e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Mas foi no nordeste que se enraizou tornando-se uma das mais conhecidas e celebradas festas populares. FONTE:http://eportuguese.blogspot.com.br
No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes.
Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
A idéia inicial pode ter sido um tanto quanto interesseira, afinal, escolheram o mês de junho por ser um mês fraco de vendas, no entanto seja qual quer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivênciados por um casal. Além desse texto que explica como surgiu o dia dos namorados no Brasil e no Mundo preparamos também um especial com frases, textos, mensagens e vídeos para namorados e apaixonados, nesse dia 12 de junho faça uma surpresa para a pessoa amada.
Tudo aconteceu devido a Juno e Lupercus deuses conhecidos como protetores de casais, no qual no dia 15 de fevereiro eram feito festas para o agradecimento da fertilidade da terra no qual os homens colocavam nome de mulheres em papeis para serem sorteados e o nome que fosse retirado seria o nome se sua esposa.
Antigamente as famílias eram rígidas e não deixavam os casais apaixonados se casarem e com isso um padre cujo nome era Valentino começou a realizar cerimônias de casamentos escondida, para que os casais não ficassem sem receber a benção de Deus, e devido a tudo isso o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin, ou seja, (Valentine’s Day), o que nos Estados Unidos e na Europa é comemorado o dia dos namorados.
"O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o evento oferece a oportunidade de as pessoas pararem tudo o que estão fazendo para se movimentar."
Hoje, fizemos o Dia do Desafio na Escola: foi muito divertido!!!!
PARTICIPARAM TODOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ AS 7ª SÉRIES,PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.
ESTA ATIVIDADE FOI ORGANIZADA PELA VICE DIRETORA PROFª IRIA MARKUS SCHMIDT.
O SORTEIO FOI REALIZADO NO DIA 16/05 COM A PARTICIPAÇÃO DA DIREÇÃO,REPRESENTANTES DO C.P.M. E LÍDERES DE TURMA DO TURNO DA NOITE.
Premiados
1º
Tablet
7290
Leonardo Waechter T. 61 2º
Excel
1447
Felipe da S. Gruhn T. 102 3º
Bota
2672
Marili Torres 4º
10kg carne
3935
Jandira de Fátima Rodrigues 5º
Mochila
5085
Eduardo B. de Lima T. 206 6º
Mochila
3339
Algemiro da Costa 7º
Kit Pia
1031
Lilian C.U. Baraciol T. 104 8º
Kit Pia
8252
Juliana Jungs de Almeida t. 63 9º
Kit Beleza
8816
Profª Sandra M.R. Schmidt 10º
Kit prod. De limpeza
0013
Valdirene Halle 11º
Combustível
2488
Ana Carolina S. Messerchmidt T. 21 12º
Gril
0818
Ingrid Kersting 13º
Relógio
0960
Maria Pilger 14º
Pen Drive
7755
Bernardo H. Aranha T. 51 15º
Camiseta
1787
Valdomiro Petry 16º
Fone de ouvido
5000
Jéssica B. dos Santos 17º
Boné
2328
Kelli Molz T. 203
Alguns países comemoram o Dia das Mães em datas diferentes da nossa: Brasil, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica, Estados Unidos e Japão------- 2º domingo de maio Noruega --- ---------2º domingo de fevereiro Argentina--- -------2º domingo de outubro Portugal ---- --no primeiro domingo de maio. Suécia--------- Último domingo de maio Inglaterra---------4º domingo da Quaresma México-------10 de maio Líbano -------2º dia da primavera
Algumas tribos, como os Assam em África, afirma não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.
Os nomes das famílias chinesas têm geralmente uma indicação (prefixo) relativa à maternidade. É uma maneira de homenagear as mães da família.
Tal como nós, os Gregos antigos celebravam o dia da Mãe na Primavera. Evocavam Rhea, a mãe dos deuses, fazendo oferendas de bolos de mel, boas bebidas e flores, logo pela madrugada. Talvez seja este o início da tradição de levar o pequeno-almoço à cama no Dia da Mãe!
A Família Imperial do Japão assinala os seus descendentes a partir de Omikami Amatersasu, a Mão do Mundo.
As escrituras da religião hindu atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.
O Presidente George Washington disse um dia: “A minha mãe é a mulher mais bonita que alguma vez vi. Atribuo todo o meu sucesso na vida, à educação moral, intelectual e física que recebi dela”.
A palavra grega “meter” e palavra sânscrita “mantra” podem significar “mãe” e “medida”.
As mulheres nativo-americanas eram honradas com a expressão “Vida da Nação” pela sua dávida de maternidade.
Os antigos egípcios acreditam que “Bast” era a mãe de todos os gatos do mundo e que os gatos eram animais sagrados.
Buda honrou as mães quando disse: “Uma mãe, mesmo que arrisque a sua vida, ama e protege o seu filho para que o homem possa cultivar a compaixão pelo mundo inteiro”.
O Dia da mãe é agora celebrado em muitos países do mundo. Austrália, México, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Bélgica, Rússia, China ou Tailândia são alguns dos muitos países com celebrações especiais dedicadas às mães. Os dias, contudo, diferem por vezes de país para país.
A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.
OS ALUNOS DOS 3ºANOS JUNTAMENTE COM SUAS PROFESSORAS ROSANE MUENCHEN E IVANIA TIVERAM UMA PALESTRA COM A NUTRICIONISTA MARLISE HANDT. O ASSUNTO FOI SOBRE "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL". AS COLABORADORAS DA PASTORAL DA CRIANÇA REALIZARAM JUNTAMENTE COM OS ALUNOS UM DELICIOSO BOLO DE LEGUMES. DEPOIS CADA ALUNO DEGUSTOU UM PEDACINHO DE BOLO, QUE FICOU UMA DELÍCIA. "Ter uma alimentação saudável é imprescindível para uma boa saúde".
DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO
*Alimentação variada em pelo menos 3 refeições
*coma sempre frutas e verduras
*use carnes, sal e açúcar com moderação
*tome diariamente bastante água
*Prepare sua alimentação com bastante higiene
*mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos
OS ALUNOS DO 5ºANO ,TURMA 51,JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ROSANE F.REALIZARAM A ATIVIDADE DE MONTAR UM TERRÁRIO.
OBJETIVO:Montar um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água,
o ciclo da vida vegetal e animal
MONTAGEM:
O terrário foi montado em um recipiente de vidro. Pode ser pequeno ou grande, de acordo com o material disponível.
A montagem do terrário começou pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco. No fundo do recipiente colocamos as pedrinhas (ou argila expandida), formando uma camada para drenagem da água.
Imediatamente acima, colocamos uma fina camada de carvão ativado que é para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases. Finalizando, colocou-se uma camada de terra, até completar cerca de 1/4da altura do vidro.
Preparado o "terreno" é hora de escolhermos as plantas adequadas para esta atividade. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo: musgos, pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. É importante lembrar que nessa escolha deve- se levar em conta o tamanho do recipiente utilizado.
Para melhor simular uma paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente encontrados, como galhos, pedras e folhas secas. Podemos também simular um lago, adicionando ao terrário um potinho com água. A presença de pequenos animais como tatuzinhos de jardim e caramujos, auxiliaria na introdução de outros assuntos como: locomoção, alimentação, reprodução, comportamento de animais da mesma espécie e de espécies diferentes, comportamento diante das características do ambiente, entre outros podem ser observados e comparados pelos alunos. Após colocarmos as plantas e os animais é necessário borrifar água com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz solar transforma-o numa estufa.