O mês de Setembro é especial para todos os gaúchos, residentes no Estado do Rio Grande do Sul ou não, que ainda vivem nos pagos ou se debandearam para outras querências deste Brasil afora. Neste mês comemora-se aniversário da maior revolução armada que o nosso país já viveu. No dia 20 de Setembro de 1835, na Ponte do Azenha, em Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, começava a Guerra dos Farrapos, ou a Revolução Farroupilha, com os republicanos (Maragatos) fazendo uma emboscada para os conservadores (Chimangos).
O Rio Grande, nesta época, mais do que o habitual, se veste de cultura e predomina nas ruas o lenço encarnado, vermelho, cor dos Maragatos que na teoria foram vencedores de uma guerra que, no papel, nunca teve fim nem vencedor, por onde quer que neste país haja um gaúcho.
O motivo predominante que desencadeou a rebeldia dos gaúchos para o império era o aumento das taxas de importação do sal deixando o seu principal produto, o charque, mais caro, sendo mais barato para os fazendeiros mineiros o comprarem lá fora, nos países latinos, tal produto importante na alimentação dos escravos que trabalhavam nas plantações de café – na época, principal produto de exportação brasileiro.
FONTE:http://maragato.net/a-semana-farroupilha/