CURIOSIDADES SOBRE O DIA DO TRABALHO

O dia do trabalho é um dia inesquecível para as pessoas do mundo todo, principalmente por aqueles que trabalham todos os dias, e não vêem à hora de chegar um feriado, ou mesmo o fim de semana. E nada mais merecido do que um dia para os trabalhadores, após tanta luta para que a cota de trabalho fosse reduzida para oito horas.
No Brasil o Dia do Trabalho é comemorado no dia 1º de Maio, assim como a maioria dos países, mas uma grande curiosidade quanto ao assunto, é que existem países que o dia do trabalho é comemorado em outra data, como em Portugal que é no dia 25 de Abril.
Outro fator muito curioso é que a manifestação ocorreu no dia 03 me Maio de 1886, porém o dia do trabalho ficou (na maioria dos países) no dai 01 de maio. . Essa manifestação ocorreu em Chicago nos EUA, onde milhares de pessoas participaram, e felizmente hoje podemos trabalhar oito horas por dia. Esse acontecimento ficou conhecido como a “Revolta de Haymarket”, e realmente foi uma grande revolta pois o povo chegou a matar sete agentes, então os policiais tiveram que lançar fogo contra a multidão, deixando 12 pessoas mortas, e diversas feridas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COMO SURGIU O DIA DO TRABALHO

Dia-do-trabalho-Muito-mais-que-um-feriadoO primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalho um dia de folga.
A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.
Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalho.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação,saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Dia-do-trabalh0-muito-mais-que-um-feriado

FONTE:http://www.ebc.com.br/ e http://www.suapesquisa.com/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS