VAMOS ÀS COMPRAS! TURMA 31 e 32


As turmas 31 e 32 juntamente com as professoras Rosane Muenchen e Ivania montaram um brechó em sala de aula que foi uma boa atividade para trabalhar o campo aditivo com os alunos. Mas a observação do professor foi fundamental para dar sequência ao aprendizado. Propomos uma atividade na sala de aula para que os alunos atuassem como compradores e vendedores que foi uma prática adotada por nós, professoras, a fim de trabalhar conteúdos como soma e subtração. Teve como objetivo de aprofundarmos o conhecimento matemático na realização da atividade de compra e venda. Os alunos organizaram o bazar, se divertiram, compraram vários objetos, calcularam o troco e o total das compras de diversas maneiras... Mas coube a nós, professoras, de observar como eles atuaram, quais as dificuldades que surgiram, como e se elas foram solucionadas para, com base nisso, propomos discussões posteriores que levaram a garotada a avançar na aprendizagem. "O objetivo desse tipo de atividade foi a discussão das estratégias utilizadas para calcular. A simulação comercial foi a ferramenta, não pode ser o fim do trabalho. Foi proveitoso realizar o bazar na escola em função dos problemas matemáticos que são possíveis propor durante o seu funcionamento e porque as situações cotidianas ajudaram a contextualizar os conteúdos, facilitaram a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra-escolar e levaram as crianças a se interessarem pela disciplina. Mas outro benefício que essas práticas proporcionaram - e que deve ser uma das prioridades nossa - foi saber como as crianças lidaram com as situações que envolveram, nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração. Ao adquirir dois ou mais produtos, os alunos realizaram adições para calcular o total do gasto. Pedimos que explicassem como alcançaram os resultados. Durante o brechó, além de atuarmos como observador, pudemos fazer algumas intervenções, sem interromper as compras, para descobrir o raciocínio feito pelas crianças e até solucionar dúvidas sem apresentar as respostas diretamente, incentivando a utilização de outras estratégias Depois de observar as estratégias adotadas pelos alunos, o passo seguinte foi trabalhar o conteúdo sem as cédulas para desvincular o conhecimento da situação de compra e venda. São opções a compra de dois objetos de mesmo valor e o uso do troco para adquirirem outro produto. Depois, foi aberta a discussão para que as soluções das crianças fossem compartilhadas. Para finalizar, foi importante sistematizar, ou seja, registrar tudo em cartazes e deixá-los expostos na sala de aula para que as turmas tomassem consciência do que aprenderam.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SEMANA FARROUPILHA-TURNO MANHÃ

NO DIA 17/09 APÓS O RECREIO OS ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ FIZERAM LINDAS APRESENTAÇÕES REFERENTE A SEMANA FARROUPILHA. PARA FINALIZAR AS FESTIVIDADES OS ALUNOS REALIZARAM A MATEADA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS