O QUE CARACTERIZA AS FESTAS JUNINAS


FOGUEIRA:


O costume de acender fogueiras na noite de São João tem a ver com a antiga tradição europeia de celebrar o início do verão e aos poucos tornou-se um atributo da festa de São João Batista.
Ainda hoje, a fogueira é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França).

Uma lenda católica afirma que o antigo costume de acender fogueiras tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.

Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

As fogueiras são muito populares na Finlândia, que celebra esta festa "Juhannus" no campo ou ao redor das cidades.
BALÕES:



O uso de balões era um costume português. 
Em Portugal, pequenos papéis eram atados ao balão que ao subir levavam os desejos e pedidos daqueles que participavam. 
Soltavam-se cinco a sete balões ao mesmo tempo para avisar a todos que a festa iria começar. 
No entanto, hoje em dia, os balões são proibidos em muitos países devido ao risco de incêndio.
FOGOS DE ARTIFÍCIOS:



Os fogos de artifício são tradições vindas da China. Segundo a tradição popular, os fogos servem para despertar São João Batista. 
Durante todo o mês de Junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traque,chilenecordãocabeção-de-negrocartuchotreme-terra,rojãobuscapécobrinhaespadas-de-fogo.
MASTRO DE SÃO JOÃO



O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando cada um dos santos. Mas o costume pagão de levantar o mastro vem do "mastro de maio", ou a árvore de maio, ou celebração da primavera, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa. 
Na Suécia, o mastro de maio, "majstången", passou a ser erguido durante as festas estivais de Junho, "Midsommarafton". 
Hoje em dia, um rico simbolismo católico está ligado ao levantamento do mastro e os seus enfeites.
A QUADRILHA 
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", muito comum na França no século XIX. A "quadrille", por sua vez, foi uma evolução da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. E a "contredanse" se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII. 

Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Entre os instrumentos musicais que normalmente acompanham a quadrilha encontram-se o acordeão, pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho.

Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento nas zonas rurais (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no nordeste do Brasil. 




COMIDAS TÍPICAS

As tradicionais festas juninas, realizadas para festejar o São João e o São Pedro, são comuns em todas as regiões do Brasil, em especial no Nordeste, onde a festa caipira é ainda mais bonita. Em muitos lugares, são organizados grandes arraiás, onde as pessoas se caracterizam, dançam a quadrilha, músicas no ritmo do forró e o principal, preparam mesas belíssimas, repletas de comidas típicas do São João, como a canjicapamonhaarroz docebolo de fubábolo de milhocuscuzdoce de leite,paçocapé-de-molequecarurumaniçobabobó de camarão e muito mais. Entre as bebidas típicas mais comuns da noite de São João estão o vinho quente e o quentão.
FONTE:http://eportuguese.blogspot.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SIGNIFICADO DE FESTA JUNINA

Festas juninasfesta de São Joãoou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com o solstício (inicio) do verão no hemisfério norte. 


Estas festas pagãs eram uma comemoração à grande fertilidade da terra e as boas colheitas. Na Idade Média, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica sendo conhecidas como“joaninas”, uma forma de homenagear São João Batista no dia 24 de junho.

Essas celebrações são até hoje, particularmente importantes no norte da Europa como na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia, mas são encontrados também na Irlanda, país de Gales e algumas partes da Inglaterra, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia e em países como o Canadá , Estados Unidos, Porto Rico, Austrália e Brasil.

Muitas são as tradições que envolvem a Festa Junina e na época colonial no Brasil havia uma grande influência cultural não só dos portugueses como dos chineses, espanhóis e franceses.



Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se à cultura brasileira (indígenas, africanos e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Mas foi no nordeste que se enraizou tornando-se uma das mais conhecidas e celebradas festas populares.
FONTE:http://eportuguese.blogspot.com.br


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS