OS ALUNOS DO 5ºANO ,TURMA 51,JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ROSANE F.REALIZARAM A ATIVIDADE DE MONTAR UM TERRÁRIO.
OBJETIVO:Montar um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água,
o ciclo da vida vegetal e animal
MONTAGEM:
O terrário foi montado em um recipiente de vidro. Pode ser pequeno ou grande, de acordo com o material disponível.
A montagem do terrário começou pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco.
No fundo do recipiente colocamos as pedrinhas (ou argila expandida), formando uma camada para drenagem da água.
No fundo do recipiente colocamos as pedrinhas (ou argila expandida), formando uma camada para drenagem da água.
Imediatamente acima, colocamos uma fina camada de carvão ativado que é para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases. Finalizando, colocou-se uma camada de terra, até completar cerca de 1/4da altura do vidro.
Preparado o "terreno" é hora de escolhermos as plantas adequadas para esta atividade. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo: musgos, pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. É importante lembrar que nessa escolha deve- se levar em conta o tamanho do recipiente utilizado.
Para melhor simular uma paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente encontrados, como galhos, pedras e folhas secas. Podemos também simular um lago, adicionando ao terrário um potinho com água. A presença de pequenos animais como tatuzinhos de jardim e caramujos, auxiliaria na introdução de outros assuntos como: locomoção, alimentação, reprodução, comportamento de animais da mesma espécie e de espécies diferentes, comportamento diante das características do ambiente, entre outros podem ser observados e comparados pelos alunos. Após colocarmos as plantas e os animais é necessário borrifar água com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz solar transforma-o numa estufa.
0 comentários:
Enviar um comentário