MONTAGEM DE UM TERRÁRIO.

OS ALUNOS DO 5ºANO ,TURMA 51,JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ROSANE F.REALIZARAM A ATIVIDADE DE MONTAR UM TERRÁRIO.







OBJETIVO:Montar um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água,
 o ciclo da vida vegetal e animal


MONTAGEM:


O terrário foi  montado em um recipiente de vidro.  Pode ser pequeno ou grande, de acordo com o material disponível.
A montagem do terrário começou pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco.
No fundo do recipiente colocamos as pedrinhas (ou argila expandida), formando uma camada para drenagem da água.
Imediatamente acima, colocamos uma fina camada de carvão ativado que é para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases. Finalizando, colocou-­se uma camada de terra, até completar cerca de 1/4da altura do vidro.
Preparado o "terreno" é hora de escolhermos as plantas adequadas para esta atividade. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo:  musgos, pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. É importante lembrar que nessa escolha deve- ­se levar em conta o tamanho do recipiente utilizado.
Para melhor simular uma paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente encontrados, como galhos, pedras e folhas secas. Podemos também simular um lago, adicionando ao terrário um potinho com água. A presença de pequenos animais como tatuzinhos de jardim e caramujos, auxiliaria na introdução de outros assuntos como: locomoção, alimentação, reprodução, comportamento de animais da mesma espécie e de espécies diferentes, comportamento diante das características do ambiente, entre outros podem ser observados e comparados pelos alunos. Após colocarmos as plantas e os animais é necessário borrifar água com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz solar transforma-o numa estufa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: