COPA NA ESCOLA-TRABALHOS REALIZADOS PELA TURMA 82.

TRABALHOS ORIENTADOS PELA PROFESSORA TUSNELDA RESPONSÁVEL PELA TURMA .

















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO PONCHO NA COPA-2014

Justificativa: Aproveitar esse acontecimento (COPA 2014), para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre  A História das Copas, país sede, vantagem e desvantagens deste evento para sociedade brasileira, bem como demais curiosidades sobre as bolas utilizadas em cada copa, melhores jogadores, países que sediaram as Copas, técnicos que treinaram a seleção brasileira entre outras.
Objetivos:
-Conhecer a história das copas ( bolas, jogadores destaques, técnicos da seleção brasileira, mascote, estádios..)
-Identificar cada país e os dias que jogam
-Respeitar e compreender o trabalho coletivo
-Analisar criticamente as vantagens e desvantagens da Copa, no sentido politico-econômico-social e cultural.
Metodologia
O trabalho será realizado em sala de aula com participação de todos os alunos por vezes de maneira individual ou coletiva e também em grupos. Quando necessário também recorremos as tecnologias ( laboratório de informática, TV,  DVD, ..). Parte dos trabalhos será apresentada em forma de cartazes, para ser exposto na escola como meio informativo e também decorativo. Outros serão elaborados para exibição, usando principalmente as tecnologias como ferramenta para melhor apresentação.
Período de realização: maio , junho  e julho (período da Copa)       
Alunos envolvidos:
8º ano 81
8ª séries 82-83
3º anos  Ensino Médio

PROFESSORA RESPONSÁVEL:TUSNELDA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO DE GEOMETRIA


 Projeto: Trigonometria na Copa do Mundo

 Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica realizaram o Projeto: Trigonometria na Copa do Mundo, no componente curricular de Matemática, orientado pela professora Alessandra Gonçalves da Costa. 
Tendo como objetivos perceber as aplicabilidades deste conteúdo na vida real, como por exemplo, aplicação de trigonometria em cálculos de ângulos e distâncias que podem ser utilizados para calcular a distância entre planetas, cidades, objetos, altura, força, entre outros, através das explicações e também das simulações apresentadas em exercícios. Destacando o ensino da matemática que promove na formação para a cidadania, uma qualificação da condição da existência humana, para à medida que ocorre a verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da “Construção e Reconstrução do saber” (Paulo Freire). Reconhecer a importância do estudo da trigonometria para o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos e aprofundar os estudos relativos à trigonometria no triângulo retângulo e triângulo quaisquer; Assim, através do desenvolvimento do Projeto “Trigonometria na Copa do Mundo” poderá promover um olhar para as inúmeras capacidades de resolver problemas conjecturar, tomar decisões, ser criativa, trabalhar em equipe e desenvolver na pratica a trigonometria como ferramenta cotidiana. Os estudantes pesquisaram os estádios que sediaram a Copa do Mundo e suas curiosidades, após construir a maquete do estádio escolhido e identificaram os elementos e situações que envolvem a trigonometria;

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PONCHO NA COPA


 Toda de verde e amarelo, a Escola entrou de vez no clima da Copa do Mundo’2014. Está desenvolvendo desde abril o projeto “PONCHO NA COPA”, abordando os valores que um evento mundial como este pode trazer, como respeito, competitividade, amizade, solidariedade e hábitos saudáveis. Todos os dias, professores e alunos  abordaram um tema para estimular a discussão sobre o campeonato e elaboraram murais sobre o patriotismo na Copa. Alunos do diurno e noturno realizaram apresentações,jogos e outras atividades.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA JUNINA-SÉRIES INICIAIS-2014

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BRODO-2014

A REALIZAÇÃO DA PROMOÇÃO DO BRODO TEM COMO OBJETIVO A AMPLIAÇÃO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA. AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PREPARAÇÃO DE UM BOLO DE CENOURA-TURMAS 31 e 32

...
O objetivo deste trabalho é verificar a importância que tem a utilização de cada um dos ingredientes e o seguimento dos procedimentos necessários, realizados um após o outro, para a preparação de um bolo simples. Os alunos das turmas 31 e 32 fizeram um gostoso bolo de cenoura e logo após degustaram.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA JUNINA-SÉRIES INICIAIS


Professores,alunos,funcionários e equipe diretiva  organizaram animadíssima Festa Junina nas dependências da escola. As festividades foram marcadas por brincadeiras como pescaria,casamento caipira e danças..
 Os professores agradecem a participação e colaboração de todos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

JANTAR DO CONSELHO ESCOLAR

Posse da nova Gestão 2014 - 2017  com Aurea Denise Da Costa MenegonCarla Tonial MankeRosane Dupont MuenchenAlessandra da CostaRomildo CoráVinicius Zimmermann.



Despedida da Gestão - 2011 - 2014

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APOIO DO NOSSO GEAB PONCHO VERDE

GEAB Poncho Verde também apoia a instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul na região de Ijuí!— com Jennifer Aline Bühring, Thaís Breitenbach, Leonardo Teixeira, Edelson Thomas Oliveira e Catia Gabriela Bonini.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA JUNINA-TURNO DA MANHÃ



A Festa Junina foi realizada na escola com o objetivo de manter viva uma importante  tradição da nossa cultura. 
Os alunos e professores se vestem de modo que,supostamente ficam parecidos com os moradores da zona rural;o pátio é enfeitado com barracas ,bandeirinhas coloridas,balões de papel.
Um dos pontos altos da festa ocorre quando um casal,vestido de noivos,se posta diante de alguém que,usado veste sacerdotal,imita,geralmente de forma grotesca,um padre presidindo uma cerimônia de casamento.
E tudo é considerado muito engraçado e divertido.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MUITA FESTA NESTE DIA 24 DE JUNHO-DIA DE SÃO JOÃO.


NESTE DIA É REALIZADO NA ESCOLA A FESTA JUNINA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COMO SURGIU A FESTA DE SÃO JOÃO!


Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
   Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
   Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
    Santa Isabel cumpriu a promessa.
   Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
   E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.
   Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar.
   Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai.
   A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
   No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse.
   Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
   Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar.
   Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
   Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
   Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.
FONTE:http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

INICIO DO INVERNO-DIA 21 DE JUNHO DE 2014


Este ano, o inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho, às 2h e 04min, horário de Brasília, quando ocorre o solstício de inverno – a noite mais longa do ano -, e termina às 17h e 44min do dia 22 de setembro, quando inicia a primavera.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CORPUS CHRISTI- FERIADO DIA19/06/2014

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.Jesus Cristo reuniu os seus  apóstolos para a Última Ceia,quando disse:"Isto é o meu corpo (apontando para o pão),e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)". A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de   Setembro de 1264.
A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de  Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.  Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia)  à Igreja Universal. Através da publicação da bulaTransituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa,  no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.
FONTE:http://pessoas.hsw.uol.com.br/corpus-christi.htm

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Festa Junina Dança da Peneira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

"DIA DO DESAFIO"COM OS ALUNOS DO TURNO DA TARDE-28/05/2014


O dia do desafio busca em sua amplitude conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da prática de atividade física e a valorização de uma vida saudável e ativa como dever de todos, não só para estética mas também para a saúde mental e física.
A nossa  escola  desenvolveu o  “Dia do desafio” com o objetivo de despertar nos alunos a importância e interesse pelas atividades físicas, bem como desenvolver e estimular esta pratica como qualidade de vida e hábitos de saúde.
Esta atividade foi orientada pelo professor  de Educação Física.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR PARA OS NOSSOS ALUNOS.


IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR.

Existe hoje uma preocupação de promover na nossa  Escola uma merenda que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva, já que o desafio é também fazer com que os        alunos se adaptem a um novo cardápio, aceitando substituir as guloseimas, as quais  já estão habituadas, por alimento verdadeiramente nutritivo.                                                   

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS