O "BRODO" É FEITO TODOS OS ANOS EM NOSSA ESCOLA E NO DIA 07/07 A COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPOU ATIVAMENTE NA ELABORAÇÃO DO MESMO.
AGRADECEMOS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM MAIS UMA VEZ PELO SUCESSO.
O "BRODO" FOI UM SUCESSO!AGRADECEMOS.
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FESTA JUNINA-TURNO MANHÃ
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FORMAÇÃO CONTINUADA-26/06
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FESTA JUNINA-TURNO TARDE
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VISITA AO MUSEU MILITAR
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FORMAÇÃO CONTINUADA -DIA 23
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O QUE CARACTERIZA AS FESTAS JUNINAS
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FOGUEIRA:

O costume de acender fogueiras na noite de São João tem a ver com a antiga tradição europeia de celebrar o início do verão e aos poucos tornou-se um atributo da festa de São João Batista.
Ainda hoje, a fogueira é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França).
Uma lenda católica afirma que o antigo costume de acender fogueiras tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.
Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
As fogueiras são muito populares na Finlândia, que celebra esta festa "Juhannus" no campo ou ao redor das cidades.
BALÕES:

O uso de balões era um costume português.
Em Portugal, pequenos papéis eram atados ao balão que ao subir levavam os desejos e pedidos daqueles que participavam.
Soltavam-se cinco a sete balões ao mesmo tempo para avisar a todos que a festa iria começar.
No entanto, hoje em dia, os balões são proibidos em muitos países devido ao risco de incêndio.
FOGOS DE ARTIFÍCIOS:

Os fogos de artifício são tradições vindas da China. Segundo a tradição popular, os fogos servem para despertar São João Batista.
Durante todo o mês de Junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traque,chilene, cordão, cabeção-de-negro, cartucho, treme-terra,rojão, buscapé, cobrinha, espadas-de-fogo.
MASTRO DE SÃO JOÃO
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O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando cada um dos santos. Mas o costume pagão de levantar o mastro vem do "mastro de maio", ou a árvore de maio, ou celebração da primavera, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa.
Na Suécia, o mastro de maio, "majstången", passou a ser erguido durante as festas estivais de Junho, "Midsommarafton".
Hoje em dia, um rico simbolismo católico está ligado ao levantamento do mastro e os seus enfeites.
A QUADRILHA
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", muito comum na França no século XIX. A "quadrille", por sua vez, foi uma evolução da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. E a "contredanse" se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII. 
Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento nas zonas rurais (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no nordeste do Brasil.
COMIDAS TÍPICAS

As tradicionais
FONTE:http://eportuguese.blogspot.com.br
SIGNIFICADO DE FESTA JUNINA
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Estas festas pagãs eram uma comemoração à grande fertilidade da terra e as boas colheitas. Na Idade Média, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica sendo conhecidas como“joaninas”, uma forma de homenagear São João Batista no dia 24 de junho.
Essas celebrações são até hoje, particularmente importantes no norte da Europa como na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia, mas são encontrados também na Irlanda, país de Gales e algumas partes da Inglaterra, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia e em países como o Canadá , Estados Unidos, Porto Rico, Austrália e Brasil.
Muitas são as tradições que envolvem a Festa Junina e na época colonial no Brasil havia uma grande influência cultural não só dos portugueses como dos chineses, espanhóis e franceses.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se à cultura brasileira (indígenas, africanos e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Mas foi no nordeste que se enraizou tornando-se uma das mais conhecidas e celebradas festas populares.
FONTE:http://eportuguese.blogspot.com.br
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A HISTÓRIA DO DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL.
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No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes.
Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
A idéia inicial pode ter sido um tanto quanto interesseira, afinal, escolheram o mês de junho por ser um mês fraco de vendas, no entanto seja qual quer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivênciados por um casal. Além desse texto que explica como surgiu o dia dos namorados no Brasil e no Mundo preparamos também um especial com frases, textos, mensagens e vídeos para namorados e apaixonados, nesse dia 12 de junho faça uma surpresa para a pessoa amada.

FONTE:http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/historia-do-dia-dos-namorados.php

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COMO SURGIU O DIA DOS NAMORADOS.
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Tudo aconteceu devido a Juno e Lupercus deuses conhecidos como protetores de casais, no qual no dia 15 de fevereiro eram feito festas para o agradecimento da fertilidade da terra no qual os homens colocavam nome de mulheres em papeis para serem sorteados e o nome que fosse retirado seria o nome se sua esposa.
Antigamente as famílias eram rígidas e não deixavam os casais apaixonados se casarem e com isso um padre cujo nome era Valentino começou a realizar cerimônias de casamentos escondida, para que os casais não ficassem sem receber a benção de Deus, e devido a tudo isso o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin, ou seja, (Valentine’s Day), o que nos Estados Unidos e na Europa é comemorado o dia dos namorados.
TRABALHANDO LINHA DO TEMPO
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A TURMA 42 JUNTAMENTE COM A SUA PROFESSORA OLGA REALIZARAM A SEGUINTE ATIVIDADE:"LINHA DE TEMPO".
DIA DO DESAFIO-30/05
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Hoje, fizemos o Dia do Desafio na Escola: foi muito divertido!!!!
PARTICIPARAM TODOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ AS 7ª SÉRIES,PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.
ESTA ATIVIDADE FOI ORGANIZADA PELA VICE DIRETORA PROFª IRIA MARKUS SCHMIDT.

FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES-29/05
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"PESQUISA COM ATITUDE PEDAGÓGICA E METODOLÓGICA".
PALESTRANTE:
DRA. NEUSA MARIA JOHN SCHEID
URI/SANTO ÂNGELO
URI/SANTO ÂNGELO
SUGESTÃO PARA MONTAR FOTOS
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PARA MONTAR ESTA FOTO FOI USADO ESTE SITE
VISITA AO CENTRO GERIÁTRICO-LAR DO IDOSO
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A
Equipe Diretiva juntamente com professores e alunos do Ensino
Médio
Noturno da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde
organizou O Dia da Solidariedade no Centro Geriátrico (Lar do Idoso)
que aconteceu neste sábado dia 19/05 às 14 horas .
Os
alunos arrecadaram
alimentos para doação e ingredientes
para
preparações que foram realizadas no sábado pela manhã.
Esta
atividade teve como objetivo viabilizar o convívio dos
estudantes
com os idosos para troca de experiências e sensibilização
do
adolescente em relação a esta geração.
A
escola também considera o cumprimento da legislação do Estatuto
do
Idoso, sendo que para esta atividade salienta o Artigo 3º:
"
É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do
Poder
Público
assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a elevação do
direito
à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura,
ao
esporte,
ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, a dignidade,
ao
respeito e à convivência familiar e comunitária".
Desde
já agradecemos a todos os colaboradores que tornam possível
a
escola realizar este tipo de atividade.
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