A INCLUSÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA



A LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL

PALESTRANTES: LÚCIA E SARA

“Não importa qual é a situação, todos querem ser felizes.”
                É fundamental que cada professor se sinta estimulado a repensar as ações frente ao processo de ensino e aprendizagem, para que possa refletir sobre o dia a dia da sala de aula e as práticas inclusivas.
                Com esse pensamento, os professores da Escola Poncho Verde, estiveram reunidos para a Formação Continuada, no dia 13 de novembro de 2015, quando as professoras Lucia Andrade e Sara Oliveira, trabalharam sobre o tema “A Inclusão no Cotidiano da Escola”.

Hoje se sabe que a linguagem não é utilizada apenas como forma de comunicação, mas, é através dela que se constitui o pensamento, logo, toda a reflexão e as diferentes aprendizagens humanas. Por isto, seu papel na escola é incontestável, pois representa não apenas um facilitador na interação entre alunos-professor e aluno-alunos, porém, um instrumento importante para a construção de significados e acesso aos conteúdos socialmente produzidos. Baseado nisto, compreendemos que não se pode realizar a inclusão educacional, sem que se considerem as necessidades específicas dos sujeitos sociais que possuem deficiências ou dificuldades de aprendizagem com implicações diretas no processo de desenvolvimento linguístico. Neste sentido, destacamos a realidade dos indivíduos que possuem limitações auditivas, identificados como surdos, que revelam especificidades linguísticas, ainda negligenciadas pela sociedade constituída – em sua maioria – por ouvintes. Dessa forma, a presente formação objetiva discutir as especificidades deste grupo, bem como o papel da sua língua natural: a Libras – Língua Brasileira de Sinais no processo de inclusão social, tomando-a como principal referencial e recurso comunicativo a ser utilizado pelos educadores nos diversos níveis de ensino.
Sem uma formação específica nesta área é praticamente impossível aos professores realizar a inclusão do surdo na sala de aula. Infelizmente, a maioria deles não possui informação e formação específica na área da surdez e não conhecem a língua própria dos surdos – a Língua de Sinais – o que inviabiliza o processo de comunicação e interação entre professor e aluno, surdo e ouvinte.
 Fica claro que para atender às necessidades e expectativas dos surdos e contribuir para a formação de sua cidadania, o professor deve estar aberto a mudança, à aprendizagem de uma nova língua.Esta é uma forma de ultrapassar as barreiras que, muitas vezes, se colocam entre a instituição de ensino e a sociedade, entre o aluno e o professor.
Dessa forma, é fundamental que cada professor sinta-se estimulado a repensar suas ações frente ao processo de ensino e aprendizagem. E que possa refletir se sua postura em sala de aula pode ser traduzida como uma prática marcadamente inclusiva.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO INTEGRADO-2ºANOS

O Seminário Integrado, busca resgatar o pensar crítico sobre a posição do aluno no mundo, no trabalho e em suas relações. Estabelece a necessidade de buscar novos significados a estes mesmos aspectos e, ainda, estabelece uma educação mais horizontal, emancipadora e democrática,

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CONSUMO CONSCIENTE

OS ALUNOS ASSISTIRAM A PALESTRA SOBRE "CONSUMO CONSCIENTE"REALIZADA PELOS REPRESENTANTES DA HIDROPAN.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de Cenoura - Turmas 31 e 32.

Trabalhando receitas, medidas, como fazer na prática e depois saborear...Estava delicioso. Com as Professoras Rosane Muenchen e Ivania Klein.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SHOW DE CALOUROS-DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS

A música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa de nossa alma mediante o som, sendo dividida em harmonia, melodia e ritmo. É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmos seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Temos certeza que a música está extremamente ligada ao cotidiano de todos os indivíduos, fazendo parte intrínseca da vida dos seres humanos.
A tarde ficou alegre e atrativa ao som do violão e de outros instrumentos, somada com as vozes dos nossos mais novos cantores...
Com um tom bem-humorado, o Show de Calouros proporcionou aos alunos uma tarde descontraída, tanto para quem cantou quanto para quem assistiu.


VAMOS APRECIAR OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO SHOW.

PARABÉNS A TODOS QUE ALEGRARAM O SHOW DE CALOUROS.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COREOGRAFIA DE MÚSICA-VII SARAU

AS ALUNAS FIZERAM UMA LINDA COREOGRAFIA DE MÚSICAS DOS ANOS 60,70,80 ATÉ NOS DIAS DE HOJE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA CULTURAL-NOTURNO

NESTE DIA 31 DE OUTUBRO (LETIVO),OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO,JUNTAMENTE COM SEUS PROFESSORES,EQUIPE DIRETIVA E COLABORADORES,REALIZARAM UM MOMENTO CULTURAL COM DIVERSAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS DENTRE AS QUAIS DESTACAMOS: 
MÚSICAS, POESIAS,TEATROS,ENQUETES).
TAMBÉM ACONTECEU A SESSÃO DE CINEMA COM A APRESENTAÇÃO DO FILME:"MÃOS TALENTOSAS"QUE É A HISTÓRIA DE BENJAMIN CARSON-BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL DE UM MENINO POBRE QUE SE TORNOU NEUROCIRURGIÃO DE FAMA MUNDIAL.ESTE FILME FOI DIRIGIDO POR THOMAS CARTER.
LOGO APÓS,FOI SERVIDO NESTE DIA UM ALMOÇO ESPECIAL COM O SEGUINTE CARDÁPIO: STROGONOFF, ARROZ ,MANDIOCA E BUFFET DE SALADA.
ACREDITAMOS QUE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO ENVOLVENDO CULTURA E LAZER SÃO ESTIMULANTES,MOTIVADORAS E CONSTITUEM UMA PODEROSA FERRAMENTA DE APRENDIZADO;CONTRIBUINDO ASSIM,PARA A FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
AGRADECEMOS A TODOS QUE PARTICIPARAM.
ESTAVA TUDO ÓTIMO.
FOI SHOW!!!

-

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA DO BRINQUEDO-DIA 29/10

NESTE MÊS DE OUTUBRO A ESCOLA REALIZOU ATIVIDADES ESPECIAIS PELA COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS.
FOI UM DIA TODO NA ESCOLA,COM DESENVOLVIMENTO DE VÁRIAS OFICINAS...
CONFIRA....

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA DA FANTASIA-TURMA 22

PARA ENCERRAR ESTE MÊS ESPECIAL,A TURMA 22,DA PROFESSORA RAQUEL,REALIZOU NA 6ªF (30/10),"O DIA DA FANTASIA".
TODOS PARTICIPARAM COM MUITA DIVERSÃO.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VII SARAU LITERÁRIO "CAFÉ E ARTE"-DIA 27/10/2015

ACONTECEU NO AUDITÓRIO DO SESI,MAIS UM EVENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PELA SUA RELEVÂNCIA E PELO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE PRAZEROSA,QUE DESPERTOU O INTERESSE PELA LEITURA,PRODUÇÃO DE TEXTOS,CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS,RECITAR POESIAS,INTERPRETAR PEÇAS TEATRAIS,FAZER DRAMATIZAÇÕES,CANTAR MÚSICAS,PARÓDIAS,REPRESENTAR PERSONAGENS E AUTORES.
O PROJETO SARAU LITERÁRIO TEVE COMO OBJETIVO DE INCENTIVAR E CONTRIBUIR PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM A LEITURA E A SUA CRIATIVIDADE,VALORIZANDO OS SEUS TALENTOS CULTURAIS,ATRAINDO OS SEUS FAMILIARES.FOI UM EVENTO CULTURAL EM QUE TODOS SE ENCONTRARAM PARA SE EXPRESSAREM ARTISTICAMENTE,USANDO UMA LINGUAGEM CRIATIVA E REFLEXIVA.
FOI UM MOMENTO PARA RESGATAR O ENCANTAMENTO PELA MAGIA DAS HISTÓRIAS E POESIAS QUE TÃO BEM REPRESENTAM A RIQUEZA DA NOSSA LITERATURA BRASILEIRA.
PARABÉNS,PELA LINDA APRESENTAÇÃO QUE REALIZARAM NESTE DIA!
AGRADECEMOS A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS QUE DESPERTARAM O GOSTO PELA LEITURA.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DICAS PARA O ENEM

NO DIA 21/10/2015, ESTEVE NA NOSSA ESCOLA O PROFESSOR SANDRO SILVA PARA FALAR AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OBJETIVOS DE VIDA E DICAS PARA O ENEM.
NO DIA 22/10/2015,O EX ALUNO SIDINEI SCHMIDT TRABALHOU COM OS ALUNOS DO 3º ANOS DICAS SOBRE REDAÇÃO,O QUE AUXILIARÁ NAS PROVAS DO ENEM.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4º PONCHO:FEST MUSIC

Nas comemorações do cinquentenário da Escola Estadual Poncho Verde, em Panambi, foi realizado o 4º Poncho Fest Music. O evento já está sendo destaque na cidade e neste momento reuniu um grande público no anfiteatro do SESI de Panambi. O objetivo é resgatar e descobrir novos talentos. O Fest Music tem total apoio da direção do CPM da escola e assim como aliado fiel o “Grêmio Estudantil Antonio Bonato”. O grande público se emocionou com as diversas canções interpretadas representadas pelos alunos da escola. O corpo de jurados foi dividido em dois grupos e confessaram que tiveram um grande trabalho para poder escolher entre os mais destacados. Dividido em quatro categorias, infantil, juvenil, adulto e bandas, o evento contou com cerca de 20 participantes. O festival também pode contar esse ano com a categoria ex-aluno que puderam mostrar seu talento. A platéia permaneceu até o fim para ver a classificação, aplaudindo os vencedores.
 
 A classificação ficou assim:
 Categoria Infantil:
1º Lugar – João Marcos Costa de Mattos
2º Lugar – Marina Kersting Boelter
3º Lugar – Julia Krüger dos Santos

 Categoria Juvenil:
1º Lugar – Ramaira dos Santos Neckel
 2º Lugar – Ismael Poncio
3º Lugar – Eduarda Oliveira Gonçalves

 Categoria Bandas:
 1º Lugar – Os Guri do Tropeiro
2º Lugar – Justificados
3º Lugar – Actus Categoria

Ex-alunos:
1º Lugar – Karine Büring
2º Lugar – Fernanda Santos
3º Lugar – Neidi Isabella Pierini

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA DO PROFESSOR! ARTE DE ENSINAR!

PROFESSOR!
"VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS O PODER DE TRANSFORMAR O MUNDO".

PARABÉNS PELO SEU DIA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA DA CRIANÇA!

Os alunos da escola tiveram um dia diferente na escola. Com a presença do mágico,os alunos puderam vivenciar a essência do que é ser criança:amar e viver intensamente!
 Foi um sucesso total!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROERD NA ESCOLA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

HORA DO CONTO

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

TEATRO:"PONCHO EM CENA"

ENTREVISTA REALIZADA PELO JORNAL PANAMBI NEWS.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA 12 DE OUTUBRO COMEMORAMOS O DIA DA CRIANÇA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FAÇA A LEITURA DESTE TEXTO!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PONCHO EM CENA-6 a 9 DE OUTUBRO




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VAMOS ÀS COMPRAS! TURMA 31 e 32


As turmas 31 e 32 juntamente com as professoras Rosane Muenchen e Ivania montaram um brechó em sala de aula que foi uma boa atividade para trabalhar o campo aditivo com os alunos. Mas a observação do professor foi fundamental para dar sequência ao aprendizado. Propomos uma atividade na sala de aula para que os alunos atuassem como compradores e vendedores que foi uma prática adotada por nós, professoras, a fim de trabalhar conteúdos como soma e subtração. Teve como objetivo de aprofundarmos o conhecimento matemático na realização da atividade de compra e venda. Os alunos organizaram o bazar, se divertiram, compraram vários objetos, calcularam o troco e o total das compras de diversas maneiras... Mas coube a nós, professoras, de observar como eles atuaram, quais as dificuldades que surgiram, como e se elas foram solucionadas para, com base nisso, propomos discussões posteriores que levaram a garotada a avançar na aprendizagem. "O objetivo desse tipo de atividade foi a discussão das estratégias utilizadas para calcular. A simulação comercial foi a ferramenta, não pode ser o fim do trabalho. Foi proveitoso realizar o bazar na escola em função dos problemas matemáticos que são possíveis propor durante o seu funcionamento e porque as situações cotidianas ajudaram a contextualizar os conteúdos, facilitaram a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra-escolar e levaram as crianças a se interessarem pela disciplina. Mas outro benefício que essas práticas proporcionaram - e que deve ser uma das prioridades nossa - foi saber como as crianças lidaram com as situações que envolveram, nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração. Ao adquirir dois ou mais produtos, os alunos realizaram adições para calcular o total do gasto. Pedimos que explicassem como alcançaram os resultados. Durante o brechó, além de atuarmos como observador, pudemos fazer algumas intervenções, sem interromper as compras, para descobrir o raciocínio feito pelas crianças e até solucionar dúvidas sem apresentar as respostas diretamente, incentivando a utilização de outras estratégias Depois de observar as estratégias adotadas pelos alunos, o passo seguinte foi trabalhar o conteúdo sem as cédulas para desvincular o conhecimento da situação de compra e venda. São opções a compra de dois objetos de mesmo valor e o uso do troco para adquirirem outro produto. Depois, foi aberta a discussão para que as soluções das crianças fossem compartilhadas. Para finalizar, foi importante sistematizar, ou seja, registrar tudo em cartazes e deixá-los expostos na sala de aula para que as turmas tomassem consciência do que aprenderam.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SEMANA FARROUPILHA-TURNO MANHÃ

NO DIA 17/09 APÓS O RECREIO OS ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ FIZERAM LINDAS APRESENTAÇÕES REFERENTE A SEMANA FARROUPILHA. PARA FINALIZAR AS FESTIVIDADES OS ALUNOS REALIZARAM A MATEADA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SEMANA FARROUPILHA NA ESCOLA.

O orgulho de ser gaúcho, cultivando nossas raízes, promovendo cultura, conhecimento e história são os destaques da Semana Farroupilha que aconteceu na escola com importantes atividades. Todos os alunos desenvolveram atividades ligadas ao tema do tradicionalismo, história do Rio Grande do Sul, os costumes e tradições. O Grupo de Dança realizou lindas apresentações para todos os alunos de nossa escola.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DESFILE CÍVICO-7 DE SETEMBRO

Dia 07 de Setembro aconteceu o Desfile Cívico e a nossa escola agradece a todos que prestigiaram esse momento com nossa Pátria! Segue abaixo alguns registros dos momentos:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

HORA CÍVICA-SEMANA DA PÁTRIA

Hora Cívica - Semana da Pátria, na Praça Central, Alunos do 5º Ano e 3ºAnos do Ensino Médio, apresentaram lindas apresentações, acompanhados com a orientadora Vera Malheiros e Diretora Áurea Menegon.

...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO:"EU + VOCÊ=MUNDO MELHOR."-COTRIPAL

Em comemoração ao Dia dos Pais, os alunos do 5º ano, turma 52,da professora Rosane Müller Friedrich, desenvolveram com seus pais um porta chaves utilizando material de reciclagem.Foi um momento de muita criatividade, motivação e empenho para realizarem as atividades solicitadas.
A oficina foi oferecida pelo Projeto:Eu + Você=Mundo Melhor,ministrada pela coordenadora de educação da COTRIPAL-Professora Márcia Moura.

PROJETO:"EU + VOCÊ=MUNDO MELHOR"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS AO NOSSO QUERIDO PROFESSOR HARRY DA BANDA/2015

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

GINCANA 50 ANOS DE PONCHO VERDE-17/07/2015

CONVIDADOS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VIAGEM DE ESTUDOS

NO DIA 15/07/15, AS PROFESSORAS DE BIOLOGIA DA ESCOLA LEVARAM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO  NA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL "MARAVILHAS DO CORPO HUMANO - HUMAN BODIES".
PROFESSORAS:: ÁUREA, ROSECLER, RÚBIA, SIMONE E  CLARISSE.
LOCAL: SHOPPING IGUATEMI - PORTO ALEGRE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

ATIVIDADES - TURMA 52 - 07.07.2015

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

TEMA:MEDIAÇÃO DE CONFLITOS


Mediação de Conflitos é tema de formação na 36ª CRE.Atendendo ao convite da E.E.E.B. Poncho Verde, de Panambi, as assessoras pedagógicas da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Ana Rotili e Ana Rolim, realizaram na noite de 5ªfeira (02/07), uma formação pedagógica para os professores e equipe diretiva desta escola. Para abordar o assunto da formação: “Mediação de Conflitos”, através da metodologia da CNV – Comunicação Não-Violenta, os participantes realizaram trabalhos em grupos, leituras, discussão, trocas de experiências e socialização das considerações de cada grupo, refletindo sobre os tipos de conflitos e os procedimentos adequados no processo de mediação. Segundo a assessora pedagógica, Ana Rotili, o objetivo das formações realizadas para professores e alunos é oferecer as possibilidades para criação de núcleos de mediação de conflitos nas escolas, buscando a resolução de problemas através do diálogo, da conciliação e do restabelecimento de vínculos, com a finalidade da construção de uma cultura da paz, um ambiente de respeito e atitudes democráticas na escola

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA JUNINA ANIMADA-TURNO MANHÃ

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA JUNINA-SÉRIES FINAIS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA DE SÃO JOÃO-ALUNOS DO NOTURNO

A   comemoração da Festa Junina tem em vista a necessidade e o entusiasmo de festejar e manter viva essa tradição.
Temos como objetivo de  despertar nos nossos alunos o espírito de valorização e entrosamento para desenvolver o resgate social  através de ações concretas, solidárias e participativas.
Na Festa Junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem,levando ao aluno o conhecimento da origem e também  a conhecer seus símbolos e seus valores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA DE SÃO JOÃO-SÉRIES INICIAIS.

O objetivo da nosso escola é incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PEÇA TEATRAL-ALUNOS DO CURSO DE QUÍMICA


NA NOITE DO DIA 18/06/2015, OS ALUNOS DO 2ºANOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NOTURNO,RECEBERAM A VISITA DA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA-CAMPUS PANAMBI.
ATRAVÉS DE UMA DIVERTIDA PEÇA TEATRAL "OS FUTUROS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA"INCENTIVARAM O GOSTO PELO ESTUDO APROFUNDADO DESTA IMPORTANTE DISCIPLINA.TAMBÉM ESCLARECERAM ALGUNS CONCEITOS E RELACIONARAM A QUÍMICA COM TODO O QUE NOS RODEIA.
AFINAL "QUÍMICA É A BASE DA VIDA.TODA MATÉRIA ENCONTRADA NO UNIVERSO É COMPOSTA PELOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA COMBINAÇÃO MOLECULAR."
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS  PELA LINDA APRESENTAÇÃO QUE PROPORCIONARAM AOS NOSSOS ALUNOS.
VALEU ALUNOS DO IF!!!
DERAM UM SHOW!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SUSTENTABILIDADE.





























Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
Os alunos confeccionaram vários cartazes e distribuíram nos locais da escola,para que,todos compreendam o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente e também conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
*NEUSA E DÉBORA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

GINCANA 2015-"PONCHO VERDE 50 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO DE QUALIDADE".

1º Apresentação do Nome da Equipe com Grito de Guerra e Caracterização da mesma. Participação dos alunos do 6º e 7º anos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA DAS MÃES-EDUCAÇÃO INFANTIL-1º E 4º ANOS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – 06 DE MAIO DE 2015



Pauta Principal
Desenvolver durante as aulas diversas atividades relacionadas à Matemática, que apresentem conteúdos dinâmicos, situações do dia-a-dia, símbolos, história da matemática, principais matemáticos e contribuição da mesma em diversas profissões.
            Estas atividades são inerentes ao Dia Nacional da Matemática, em homenagem ao escritor e matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza, Malba Tahan. Buscamos através destas atividades, despertar e instigar o interesse nos alunos pela matemática e, proporcionar a compreensão da trajetória de desenvolvimento da matemática e sua relação com o cotidiano e as demais áreas de ensino.

Objetivos
*        Expor trabalhos desenvolvidos pelos alunos, abordando o tema “Matemática”;
*        Pesquisar a história da matemática, bem como, os principais matemáticos e suas teorias;
*        Investigar as aplicações da matemática em diversas profissões;
*        Criar um Mascote, na qual o mesmo estará sendo exposto na Escola, para participar do concurso do mascote da Matemática.

Recursos
*        Informática para pesquisa;
*        Materiais recicláveis para confeccionar o mascote;
*        Cartolina, papel pardo para cartazes (poesia, paródia);
*        Máquina fotográfica para fotografar a apresentação das paródias, poesias e demais atividades realizadas.


Data da atividade na Escola: 11/05/2015 (Segunda-Feira)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APRESENTAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES-5ºANOS

NA NOITE DE 13/05/2015 OS ALUNOS E PROFESSORAS DOS 5º ANOS,TURMAS 51 E 52,FIZERAM UMA LINDA E SINGELA HOMENAGEM ÀS MÃES.
AS MÃES INICIALMENTE, FORAM CONVIDADAS A LEREM A HISTÓRIA OLHA O OLHO DA MENINA,DO AUTOR ZIRALDO,JUNTO COM OS FILHOS.ESSA HISTÓRIA FEZ REFLETIR SOBRE A CUMPLICIDADE ENTRE FILHOS E MÃE.
O CORAL DA ESCOLA APRESENTOU DUAS LINDAS CANÇÕES,SOB COMANDO DA PROFESSORA  MARIA CRISTINA.
A ALUNA EVELIN,PRENDA E REPRESENTANTE DO DTG DA ESCOLA,DECLAMOU UMA POESIA ÀS MÃES.
LOGO APÓS OS ALUNOS DA PROFESSORA SUELY,DA TURMA 51,LERAM LINDAS DECLARAÇÕES DE AMOR ÀS SUAS MAMÃES.

PRA FINALIZAR A TURMA 52 CANTOU A CANÇÃO QUEM É,SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA ROSANE.FORAM LINDAS AS HOMENAGENS DESSA NOITE.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES

APRESENTAÇÃO DAS TURMAS 31 E 32 

NO INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO FOI LIDA UMA LINDA MENSAGEM:
"MÃES EDUCADORAS"


NADA MAIS SIGNIFICATIVO DO QUE NOS VOLTARMOS PARA ESTAS MULHERES,MÃES EDUCADORAS,SERES RESPONSÁVEIS POR TUDO E POR TODOS,INSTRUMENTO DIVINO PARA GUIAR OS PLANOS DOS FILHOS NO CAMINHO DA VIDA E DO SABER.
VOCÊS PLANEJAM A CADA MOMENTO ACERTAR, E SE SUFOCAM TENTANDO CONCILIAR AS TAREFAS DOMÉSTICAS COM A MISSÃO DE EDUCAR E, ALÉM DISSO,HÁ AQUELAS QUE SÃO MÃES-AVÓS,MÃES-TIAS,MÃES ADOTIVAS E MÃES SOZINHAS.
VOCÊS MÃES EDUCADORAS...QUE MUITAS VEZES TEM SEUS FILHOS CARENTES DE AFETO,DE FAMÍLIA E DE VIDA DIGNA... E QUE MESMO ASSIM,SABENDO DE TUDO ISTO,FAZEM O NECESSÁRIO PARA QUE SEU FILHO APRENDA O QUE TODA PESSOA NECESSITA.
MÃES  POR AMOR... E OUTRAS COISAS MAIS...
MÃES BIOLÓGICAS OU NÃO...
A NOSSA HOMENAGEM A VOCÊS,QUE TEM A MISSÃO TÃO SUBLIME DE EDUCAR E AMAR!


PROGRAMAÇÃO:
*GRUPO DE DANÇAS DA ESCOLA
*DECLAMAÇÃO DE UMA POESIA- ALUNA AMÁBILE
*CORAL DA ESCOLA-REGENTES MARIA CRISTINA E VIVIANE
*DANÇA,DRAMATIZAÇÃO E MÚSICA -"MAMÃE-ALUNOS DOS 3ºANOS,  PROFESSORAS  ROSANE E IVANIA
*MÚSICA "DE UMBIGO A UMBIGO",DESFILE-2º ANOS PROFESSORAS MARCIA E RAQUEL.

  OS ALUNOS ENTREGARAM ÀS MÃES UMA LINDA LEMBRANCINHA APÓS A APRESENTAÇÃO.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

REALIZAÇÃO DO PROJETO DE MATEMÁTICA!


O PROJETO DE MATEMÁTICA ESTÁ SENDO REALIZADO PELA PROFESSORA SANDRA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APRESENTAÇÃO-ESCRITORES

 Apresentação da Programação da Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura 
* Turma 203 – Retrospectiva – Do Escritor Carlos Drummond de Andrade.
 Organizado pela professora Sandra 
* Turma 204 – Encenação Dona Flor e Seus Dois Maridos – Do Escritor Jorge Amado.
 Organizado pela Professora Debora 
* Turma 105 – Declamação de fragmentos de Poesia do Escritor Pedro Bandeira 
 Pelos alunos Evelin, Kelin, Gustavo Dill, Gustavo Somer, Gustavo Merg Gustavo Menezes Organizado pelas Professoras Rosecler e Neusa
* Turma 201- História de Vida e Declamação de Versos de Mario Quintana
 Organizado pela Professora Ivânia. 
* Turma 102 – Apresentação Leitura da Biografia de João Simões Lopes Neto Conto do Livro – O Negrinho do Pastorei Entoação da poesia ao som do violão feita sobre o Negrinho do Pastoreio junto com a lenda Pelos alunos: Fernanda, Julian, Erick, Marina, Diulia
 Organizado pela professora Camila 
* Turma 104 – Fará uma explanação sobre a vida do autor – Balbatan
 Organizado pela professora Raquel 
* Turma 101 – Apresentação em Slides sobre o autor Luiz Fernando Verissimo - Pelas alunas Amanda e Maiqueli 
Organizado pela professora Mariele 
* Turma 103 – Através de Cartaz será apresentada sobre a vida de Fabricio Carpenajara.
 Organizado pela professora Raquel
* Turma 202 – Paródia com letra a partir de fragmentos de uma das crônicas da autora Marta Medeiros 
Organizado pela professora Carini/Rubia 
* Jornal do Almoço: Apresentação de 4 Mulheres que se destacaram na Obra de Erico Veríssimo, pelos alunos da turma 301,302,303. 
Organizado pelas professoras Neusa e Maria Sirlei 
* Os Alunos das turma 301,302,303 – com o Teatro sobre o Livro “Incidente em Antares” Organizado pelas professoras Neusa e Maria Sirlei 
* Apresentação da Biografia de Érico Veríssimo pelos alunos das turmas 301,302,303, também organizado pelas professoras Neusa e Maria Sirlei

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PEÇA TEATRAL "O ALMOÇO DO REI"

A TURMA 51 APRESENTOU A PEÇA TEATRAL ONDE CADA GRUPO APRESENTOU A MESMA PEÇA ATRAVÉS DA LEITURA DO LIVRO.
O PÚBLICO ALVO :
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ANOS INICIAIS DA ESCOLA
  • ALUNOS DA CRECHE "GENTE MIÚDA" DO BAIRRO SÃO JORGE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FELIZ DIA DAS MÃES!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

LEIA COM ATENÇÃO O REGULAMENTO DA GINCANA 2015

-->

 REGULAMENTO DA GINCANA 2015

REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
   PONCHO VERDE – ANOS FINAIS TARDE

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA para sextos e sétimos anos, da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, com o tema “Poncho Verde 50 Anos de História e Ensino de Qualidade”. A Gincana foi elaborada pela Comissão Organizadora (direção, coordenação e professores da escola). O presente Regimento será publicado no blog da Escola (ponchoverde.blogspot.com.br), com exceção das tarefas que serão divulgadas com agendamento prévio.

1.2 A escola realiza esta gincana em comemoração aos 50 anos de sua fundação, propiciando situações que integram alunos, professores e comunidade escolar, promovendo recreação, despertando o espírito de competição sadia e conscientizando-os quanto a importância e  a valorização da Escola.

1.3 A Gincana envolverá os alunos e professores do turno da  tarde, sendo as equipes formadas pelas  turmas dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental.   

1.4 O Evento será composto em sua totalidade por: Comissão Organizadora (direção e coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores (professores) e  equipes competidoras com seus líderes.

1.5 É de responsabilidade da Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento junto as Equipes, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez, deverão divulgá-lo aos líderes da sua equipe e demais integrantes da mesma.

2. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana tem os seguintes objetivos:

2.1 OBJETIVO GERAL:

Estimular a convivência social, praticando os valores de respeito, ética, competição saudável, cooperação, entre outros, buscando conhecer a história da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover a integração entre os estudantes;
. Divulgar a História da E.E.E.B Poncho Verde
.• Exercitar a solidariedade, respeitando uns aos outros.
 • Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
 • Desenvolver a imaginação criadora, promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
 • Exercitar o espírito de liderança e motivação.

3. DA PARTICIPAÇÃO

3.1 As equipes da gincana serão compostas por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental do turno da tarde.

3.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana. Casos especiais serão analisados pela Comissão Organizadora.
3.3 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada na presença dos líderes de turma, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.

3.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de identificação das equipes.

4. DAS OBRIGAÇÕES  E DAS TAREFAS DA GINCANA

4.1 Preparar-se e empenhar-se, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela gincana, organizando-se em equipes;

4.2 Portar-se com elegância desportiva durante a execução das tarefas da equipe concorrente evitando prejudicá-la por qualquer meio, inclusive barulho. O Júri poderá até mesmo, a seu critério, 
tirar todos os pontos correspondentes à tarefa da equipe que perturbar o andamento da apresentação.

5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

5 .1 A gincana será desenvolvida nos meses de maio (1ª tarefa), junho (2ª tarefa), setembro (3ª tarefa ), novembro (4ª tarefa).
5.2 Local da gincana – Nas dependências da Escola
     6. DA APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO  DAS TAREFAS

6.1 O acompanhamento da execução das tarefas, estará sob responsabilidade dos Orientadores (professores) e a avaliação das mesmas e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Julgadora conforme regulamento.

 - 6.2.3 – Cada tarefa da gincana terá o valor de 100 pontos, sendo avaliada segundo os critérios deste regulamento.

6.3- DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
       
6.3.1 -  A Comissão Julgadora vai avaliar:
     a qualidade e o esforço dispensados para a realização das tarefas;
     a originalidade e a criatividade;
     a  coerência com o tema;
     a postura do grupo no desenvolvimento e apresentação das tarefas;

 6.4 - DA ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS            
Apuração e divulgação da pontuação, será três dias após a realização e a apresentação de cada tarefa.

7. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

7.1 A Equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos.
7.2 A Equipe CAMPEàserá premiada com um almoço na Escola.
      As outras equipes receberão um adesivo dos 50 anos.

 8. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

8.1 São atribuições da Comissão Organizadora: 

•Preparar o Regulamento;

• Preparar as tarefas;

•Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola;

• Estabelecer horários relacionados à apresentação das tarefas da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes;

•Selecionar a equipe de jurados, que será formada por quatro integrantes (bibliotecária, profª monitora de informática, merendeira, diretor  financeiro)

•Divulgar o resultado final da Gincana

9.1 São atribuições da Comissão Julgadora:

• Determinar a infração, se necessário.

• Avaliar todas as atividades desenvolvidas pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré-estabelecido para cada atividade.

10. ORIENTADORES

Os orientadores são os professores dos alunos, divididos nas turmas.

10.1 São atribuições dos orientadores:

•Orientar as equipes em qualquer aspecto referente a gincana;

•Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;

• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas  para melhor orientar as equipes.
11. LIDERES DE TURMA

11.1 São atribuições dos lideres de TURMA:

• Manter todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, delegar funções, reunir os integrantes da equipe e discutir estratégias de atuação etc.
 12. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

12.1 Preparar-se e empenhar-se na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela Escola, formando-se em comissões.

12.2 Respeitar o regulamento desta Gincana.

Observação:

Somente os Líderes das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

13. DAS PENALIDADES

13.1 As equipes poderão perder pontos no caso de:

• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).

•Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa, quando for o caso.

• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do evento como um todo.



• Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, mini-saia, shortinhos curtos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SEMINÁRIO REALIZADO PELOS ALUNOS DA PROFESSORA NEUSA!


!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DO PACTO NACIONAL!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DA LEITURA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO NOTURNO!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MUITA ALEGRIA COM A PRESENÇA DO MÁGICO NA ESCOLA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PALESTRA DA ESCRITORA REGINA ZAMBON

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROGRAMAÇÃO DOS ANOS FINAIS-FESTA DE 50 ANOS DA ESCOLA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROGRAMAÇÃO DOS ANOS INICIAIS!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROCURE VISITAR A BIBLIOTECA DA ESCOLA QUE RECEBEU UMA LINDA DECORAÇÃO PELA PROFESSORA SUELY.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MUITA CRIATIVIDADE NA ORNAMENTAÇÃO DA ESCOLA-TURNO MANHÃ

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MARAVILHOSO PIQUENIQUE DO ENSINO MÉDIO-MANHÃ

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE DANÇA"ANDRÉ JACQUES"

O PROFESSOR ANDRÉ JACQUES TROUXE O SEU GRUPO DE DANÇA PARA FAZER VÁRIAS APRESENTAÇÕES CRIATIVAS  PARA COMEMORAR OS 50 ANOS DE NOSSA ESCOLA.
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MUITA ALEGRIA NO PIQUENIQUE DAS SÉRIES FINAIS!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CULTO FESTIVO PARA COMEMORAR OS 50 ANOS DA NOSSA ESCOLA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SAUDAÇÃO DO PREFEITO MIGUEL SCHMITT-PRYM E O 1ºDIRETOR DA ESCOLA.


AGRADECEMOS A HOMENAGEM REALIZADA PARA O ANIVERSÁRIO DA NOSSA ESCOLA QUE ESTÁ COMPLETANDO 50 ANOS CONTRIBUINDO COM A EDUCAÇÃO.
MUITO OBRIGADO
EQUIPE DIRETIVA,PROFESSORES,ALUNOS E PAIS.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PARTICIPAÇÃO DO CORAL E DO PASTOR CARDIAS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS.



AGRADECEMOS A HOMENAGEM QUE O SENHOR PASTOR CARDIAS FEZ À NOSSA ESCOLA E TAMBÉM AO LINDO CORAL QUE NOS EMOCIONARAM DURANTE O CULTO FESTIVO.
MUITO OBRIGADO!
A EQUIPE DIRETIVA,PROFESSORES,FUNCIONÁRIOS E PAIS .

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CULTO FESTIVO PONCHO VERDE-50 ANOS COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS