FESTA DE SÃO JOÃO-ALUNOS DO NOTURNO

A   comemoração da Festa Junina tem em vista a necessidade e o entusiasmo de festejar e manter viva essa tradição.
Temos como objetivo de  despertar nos nossos alunos o espírito de valorização e entrosamento para desenvolver o resgate social  através de ações concretas, solidárias e participativas.
Na Festa Junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem,levando ao aluno o conhecimento da origem e também  a conhecer seus símbolos e seus valores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FESTA DE SÃO JOÃO-SÉRIES INICIAIS.

O objetivo da nosso escola é incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PEÇA TEATRAL-ALUNOS DO CURSO DE QUÍMICA


NA NOITE DO DIA 18/06/2015, OS ALUNOS DO 2ºANOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NOTURNO,RECEBERAM A VISITA DA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA-CAMPUS PANAMBI.
ATRAVÉS DE UMA DIVERTIDA PEÇA TEATRAL "OS FUTUROS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA"INCENTIVARAM O GOSTO PELO ESTUDO APROFUNDADO DESTA IMPORTANTE DISCIPLINA.TAMBÉM ESCLARECERAM ALGUNS CONCEITOS E RELACIONARAM A QUÍMICA COM TODO O QUE NOS RODEIA.
AFINAL "QUÍMICA É A BASE DA VIDA.TODA MATÉRIA ENCONTRADA NO UNIVERSO É COMPOSTA PELOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA COMBINAÇÃO MOLECULAR."
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS  PELA LINDA APRESENTAÇÃO QUE PROPORCIONARAM AOS NOSSOS ALUNOS.
VALEU ALUNOS DO IF!!!
DERAM UM SHOW!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SUSTENTABILIDADE.





























Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.
Os alunos confeccionaram vários cartazes e distribuíram nos locais da escola,para que,todos compreendam o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente e também conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
*NEUSA E DÉBORA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

GINCANA 2015-"PONCHO VERDE 50 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO DE QUALIDADE".

1º Apresentação do Nome da Equipe com Grito de Guerra e Caracterização da mesma. Participação dos alunos do 6º e 7º anos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA DAS MÃES-EDUCAÇÃO INFANTIL-1º E 4º ANOS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – 06 DE MAIO DE 2015



Pauta Principal
Desenvolver durante as aulas diversas atividades relacionadas à Matemática, que apresentem conteúdos dinâmicos, situações do dia-a-dia, símbolos, história da matemática, principais matemáticos e contribuição da mesma em diversas profissões.
            Estas atividades são inerentes ao Dia Nacional da Matemática, em homenagem ao escritor e matemático brasileiro Julio César de Mello e Souza, Malba Tahan. Buscamos através destas atividades, despertar e instigar o interesse nos alunos pela matemática e, proporcionar a compreensão da trajetória de desenvolvimento da matemática e sua relação com o cotidiano e as demais áreas de ensino.

Objetivos
*        Expor trabalhos desenvolvidos pelos alunos, abordando o tema “Matemática”;
*        Pesquisar a história da matemática, bem como, os principais matemáticos e suas teorias;
*        Investigar as aplicações da matemática em diversas profissões;
*        Criar um Mascote, na qual o mesmo estará sendo exposto na Escola, para participar do concurso do mascote da Matemática.

Recursos
*        Informática para pesquisa;
*        Materiais recicláveis para confeccionar o mascote;
*        Cartolina, papel pardo para cartazes (poesia, paródia);
*        Máquina fotográfica para fotografar a apresentação das paródias, poesias e demais atividades realizadas.


Data da atividade na Escola: 11/05/2015 (Segunda-Feira)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APRESENTAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES-5ºANOS

NA NOITE DE 13/05/2015 OS ALUNOS E PROFESSORAS DOS 5º ANOS,TURMAS 51 E 52,FIZERAM UMA LINDA E SINGELA HOMENAGEM ÀS MÃES.
AS MÃES INICIALMENTE, FORAM CONVIDADAS A LEREM A HISTÓRIA OLHA O OLHO DA MENINA,DO AUTOR ZIRALDO,JUNTO COM OS FILHOS.ESSA HISTÓRIA FEZ REFLETIR SOBRE A CUMPLICIDADE ENTRE FILHOS E MÃE.
O CORAL DA ESCOLA APRESENTOU DUAS LINDAS CANÇÕES,SOB COMANDO DA PROFESSORA  MARIA CRISTINA.
A ALUNA EVELIN,PRENDA E REPRESENTANTE DO DTG DA ESCOLA,DECLAMOU UMA POESIA ÀS MÃES.
LOGO APÓS OS ALUNOS DA PROFESSORA SUELY,DA TURMA 51,LERAM LINDAS DECLARAÇÕES DE AMOR ÀS SUAS MAMÃES.

PRA FINALIZAR A TURMA 52 CANTOU A CANÇÃO QUEM É,SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA ROSANE.FORAM LINDAS AS HOMENAGENS DESSA NOITE.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES

APRESENTAÇÃO DAS TURMAS 31 E 32 

NO INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO FOI LIDA UMA LINDA MENSAGEM:
"MÃES EDUCADORAS"


NADA MAIS SIGNIFICATIVO DO QUE NOS VOLTARMOS PARA ESTAS MULHERES,MÃES EDUCADORAS,SERES RESPONSÁVEIS POR TUDO E POR TODOS,INSTRUMENTO DIVINO PARA GUIAR OS PLANOS DOS FILHOS NO CAMINHO DA VIDA E DO SABER.
VOCÊS PLANEJAM A CADA MOMENTO ACERTAR, E SE SUFOCAM TENTANDO CONCILIAR AS TAREFAS DOMÉSTICAS COM A MISSÃO DE EDUCAR E, ALÉM DISSO,HÁ AQUELAS QUE SÃO MÃES-AVÓS,MÃES-TIAS,MÃES ADOTIVAS E MÃES SOZINHAS.
VOCÊS MÃES EDUCADORAS...QUE MUITAS VEZES TEM SEUS FILHOS CARENTES DE AFETO,DE FAMÍLIA E DE VIDA DIGNA... E QUE MESMO ASSIM,SABENDO DE TUDO ISTO,FAZEM O NECESSÁRIO PARA QUE SEU FILHO APRENDA O QUE TODA PESSOA NECESSITA.
MÃES  POR AMOR... E OUTRAS COISAS MAIS...
MÃES BIOLÓGICAS OU NÃO...
A NOSSA HOMENAGEM A VOCÊS,QUE TEM A MISSÃO TÃO SUBLIME DE EDUCAR E AMAR!


PROGRAMAÇÃO:
*GRUPO DE DANÇAS DA ESCOLA
*DECLAMAÇÃO DE UMA POESIA- ALUNA AMÁBILE
*CORAL DA ESCOLA-REGENTES MARIA CRISTINA E VIVIANE
*DANÇA,DRAMATIZAÇÃO E MÚSICA -"MAMÃE-ALUNOS DOS 3ºANOS,  PROFESSORAS  ROSANE E IVANIA
*MÚSICA "DE UMBIGO A UMBIGO",DESFILE-2º ANOS PROFESSORAS MARCIA E RAQUEL.

  OS ALUNOS ENTREGARAM ÀS MÃES UMA LINDA LEMBRANCINHA APÓS A APRESENTAÇÃO.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

REALIZAÇÃO DO PROJETO DE MATEMÁTICA!


O PROJETO DE MATEMÁTICA ESTÁ SENDO REALIZADO PELA PROFESSORA SANDRA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

APRESENTAÇÃO-ESCRITORES

 Apresentação da Programação da Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura 
* Turma 203 – Retrospectiva – Do Escritor Carlos Drummond de Andrade.
 Organizado pela professora Sandra 
* Turma 204 – Encenação Dona Flor e Seus Dois Maridos – Do Escritor Jorge Amado.
 Organizado pela Professora Debora 
* Turma 105 – Declamação de fragmentos de Poesia do Escritor Pedro Bandeira 
 Pelos alunos Evelin, Kelin, Gustavo Dill, Gustavo Somer, Gustavo Merg Gustavo Menezes Organizado pelas Professoras Rosecler e Neusa
* Turma 201- História de Vida e Declamação de Versos de Mario Quintana
 Organizado pela Professora Ivânia. 
* Turma 102 – Apresentação Leitura da Biografia de João Simões Lopes Neto Conto do Livro – O Negrinho do Pastorei Entoação da poesia ao som do violão feita sobre o Negrinho do Pastoreio junto com a lenda Pelos alunos: Fernanda, Julian, Erick, Marina, Diulia
 Organizado pela professora Camila 
* Turma 104 – Fará uma explanação sobre a vida do autor – Balbatan
 Organizado pela professora Raquel 
* Turma 101 – Apresentação em Slides sobre o autor Luiz Fernando Verissimo - Pelas alunas Amanda e Maiqueli 
Organizado pela professora Mariele 
* Turma 103 – Através de Cartaz será apresentada sobre a vida de Fabricio Carpenajara.
 Organizado pela professora Raquel
* Turma 202 – Paródia com letra a partir de fragmentos de uma das crônicas da autora Marta Medeiros 
Organizado pela professora Carini/Rubia 
* Jornal do Almoço: Apresentação de 4 Mulheres que se destacaram na Obra de Erico Veríssimo, pelos alunos da turma 301,302,303. 
Organizado pelas professoras Neusa e Maria Sirlei 
* Os Alunos das turma 301,302,303 – com o Teatro sobre o Livro “Incidente em Antares” Organizado pelas professoras Neusa e Maria Sirlei 
* Apresentação da Biografia de Érico Veríssimo pelos alunos das turmas 301,302,303, também organizado pelas professoras Neusa e Maria Sirlei

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PEÇA TEATRAL "O ALMOÇO DO REI"

A TURMA 51 APRESENTOU A PEÇA TEATRAL ONDE CADA GRUPO APRESENTOU A MESMA PEÇA ATRAVÉS DA LEITURA DO LIVRO.
O PÚBLICO ALVO :
  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ANOS INICIAIS DA ESCOLA
  • ALUNOS DA CRECHE "GENTE MIÚDA" DO BAIRRO SÃO JORGE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FELIZ DIA DAS MÃES!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

LEIA COM ATENÇÃO O REGULAMENTO DA GINCANA 2015

-->

 REGULAMENTO DA GINCANA 2015

REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
   PONCHO VERDE – ANOS FINAIS TARDE

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA para sextos e sétimos anos, da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, com o tema “Poncho Verde 50 Anos de História e Ensino de Qualidade”. A Gincana foi elaborada pela Comissão Organizadora (direção, coordenação e professores da escola). O presente Regimento será publicado no blog da Escola (ponchoverde.blogspot.com.br), com exceção das tarefas que serão divulgadas com agendamento prévio.

1.2 A escola realiza esta gincana em comemoração aos 50 anos de sua fundação, propiciando situações que integram alunos, professores e comunidade escolar, promovendo recreação, despertando o espírito de competição sadia e conscientizando-os quanto a importância e  a valorização da Escola.

1.3 A Gincana envolverá os alunos e professores do turno da  tarde, sendo as equipes formadas pelas  turmas dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental.   

1.4 O Evento será composto em sua totalidade por: Comissão Organizadora (direção e coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores (professores) e  equipes competidoras com seus líderes.

1.5 É de responsabilidade da Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento junto as Equipes, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez, deverão divulgá-lo aos líderes da sua equipe e demais integrantes da mesma.

2. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana tem os seguintes objetivos:

2.1 OBJETIVO GERAL:

Estimular a convivência social, praticando os valores de respeito, ética, competição saudável, cooperação, entre outros, buscando conhecer a história da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover a integração entre os estudantes;
. Divulgar a História da E.E.E.B Poncho Verde
.• Exercitar a solidariedade, respeitando uns aos outros.
 • Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
 • Desenvolver a imaginação criadora, promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
 • Exercitar o espírito de liderança e motivação.

3. DA PARTICIPAÇÃO

3.1 As equipes da gincana serão compostas por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental do turno da tarde.

3.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana. Casos especiais serão analisados pela Comissão Organizadora.
3.3 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada na presença dos líderes de turma, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.

3.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de identificação das equipes.

4. DAS OBRIGAÇÕES  E DAS TAREFAS DA GINCANA

4.1 Preparar-se e empenhar-se, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela gincana, organizando-se em equipes;

4.2 Portar-se com elegância desportiva durante a execução das tarefas da equipe concorrente evitando prejudicá-la por qualquer meio, inclusive barulho. O Júri poderá até mesmo, a seu critério, 
tirar todos os pontos correspondentes à tarefa da equipe que perturbar o andamento da apresentação.

5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

5 .1 A gincana será desenvolvida nos meses de maio (1ª tarefa), junho (2ª tarefa), setembro (3ª tarefa ), novembro (4ª tarefa).
5.2 Local da gincana – Nas dependências da Escola
     6. DA APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO  DAS TAREFAS

6.1 O acompanhamento da execução das tarefas, estará sob responsabilidade dos Orientadores (professores) e a avaliação das mesmas e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Julgadora conforme regulamento.

 - 6.2.3 – Cada tarefa da gincana terá o valor de 100 pontos, sendo avaliada segundo os critérios deste regulamento.

6.3- DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
       
6.3.1 -  A Comissão Julgadora vai avaliar:
     a qualidade e o esforço dispensados para a realização das tarefas;
     a originalidade e a criatividade;
     a  coerência com o tema;
     a postura do grupo no desenvolvimento e apresentação das tarefas;

 6.4 - DA ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS            
Apuração e divulgação da pontuação, será três dias após a realização e a apresentação de cada tarefa.

7. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

7.1 A Equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos.
7.2 A Equipe CAMPEàserá premiada com um almoço na Escola.
      As outras equipes receberão um adesivo dos 50 anos.

 8. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

8.1 São atribuições da Comissão Organizadora: 

•Preparar o Regulamento;

• Preparar as tarefas;

•Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola;

• Estabelecer horários relacionados à apresentação das tarefas da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes;

•Selecionar a equipe de jurados, que será formada por quatro integrantes (bibliotecária, profª monitora de informática, merendeira, diretor  financeiro)

•Divulgar o resultado final da Gincana

9.1 São atribuições da Comissão Julgadora:

• Determinar a infração, se necessário.

• Avaliar todas as atividades desenvolvidas pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré-estabelecido para cada atividade.

10. ORIENTADORES

Os orientadores são os professores dos alunos, divididos nas turmas.

10.1 São atribuições dos orientadores:

•Orientar as equipes em qualquer aspecto referente a gincana;

•Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;

• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas  para melhor orientar as equipes.
11. LIDERES DE TURMA

11.1 São atribuições dos lideres de TURMA:

• Manter todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, delegar funções, reunir os integrantes da equipe e discutir estratégias de atuação etc.
 12. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

12.1 Preparar-se e empenhar-se na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela Escola, formando-se em comissões.

12.2 Respeitar o regulamento desta Gincana.

Observação:

Somente os Líderes das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

13. DAS PENALIDADES

13.1 As equipes poderão perder pontos no caso de:

• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).

•Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa, quando for o caso.

• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do evento como um todo.



• Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, mini-saia, shortinhos curtos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SEMINÁRIO REALIZADO PELOS ALUNOS DA PROFESSORA NEUSA!


!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DO PACTO NACIONAL!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

IMPORTÂNCIA DA LEITURA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS